Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24351| Tipo: | TCC |
| Título: | A SUBVERSÃO DE PAPÉIS DE PESSOAS NEGRAS EM CANÇÕES DE THE GIFT, DE BEYONCÉ |
| Autor(es): | NÓBREGA, RENATO DE MEDEIROS |
| Primeiro Orientador: | Gomes, Renata Gonçalves |
| Resumo: | Beyoncé é uma artista estadunidense reconhecida pela sua trajetória notória como cantora. Nos últimos anos, a sua obra tem se estendido para trabalhos nos quais o seu talento tem sido atrelado ao seu ímpeto em pautar questões sociais, como em The Gift (2020). Este trabalho analisa a relação entre as letras de três canções desse álbum e a subversão de papéis de pessoas negras na sociedade. Através do que foi pesquisado a partir do arcabouço teórico, foi possível identificar como as canções “Bigger”, “Brown Skin Girl” e “My Power” se relacionam com a vivência de pessoas negras no contexto estadunidense, tendo o objetivo de contar como esse grupo social ultrapassou processos de opressão racistas e segue construindo um caminho para o empoderamento. Dessa forma, argumenta-se, nesse trabalho, que a composição dessas canções tem o poder de denúncia contra a supremacia branca, mas também, a capacidade de elucidar a relação entre música e literatura. A pesquisa foi desenvolvida de forma bibliográfica e teve como base os escritos de autoras do Feminismo Negro, como: Patricia Hill Collins (2019), bell hooks (2019), Alice Walker (1984), Kimberlé Crenshaw (1989), Joice Berth (2018), mas também estudiosos da Teoria Literária, como Ezra Pound (2006) e Robert Scholes et al. (1991), entre outros. O que se conclui é que as canções criam um panorama no qual as pessoas negras não são parte de uma narrativa que as oprime, mas protagonistas das suas próprias histórias. As composições colocam uma luz sobre problemáticas veladas no cotidiano social que são produto do racismo e, potencializando a sua crítica, a perspectiva interseccional das letras também atrela gênero como pauta das suas discussões |
| Abstract: | Beyoncé is an American artist well-known for her career as a singer. In the last few years, her work has developed projects in which her talent has the chance to be attached to her will to fight for social causes, as she did in ‘The Gift’ (2020). This research analyzes the connection between the lyrics of three songs of this album and the subversion of roles of black people in society. Through the research, it was possible to identify how the songs ‘Bigger’, ‘Brown Skin Girl’ and ‘My Power’ have a connection to the life of black people in the United States of America, with the goal to describe how this social group surpassed racist oppression processes and are still building their way to empowerment. By doing so, this work argues that the writing of this songs had the power to denunciate white supremacy; but also, the ability to enlighten the relationship between music and literature. The research carried out was bibliographical and considered the contributions of Black Feminist writers, primarily the reflections raised by Patricia Hill Collins (2019), bell hooks (2019), Alice Walker (1984), Kimberlé Crenshaw (1989), Joice Berth (2018), and theoreticians that study the Literary Theory, such as Ezra Pound (2006) and Robert Scholes et al. (1991), among others. In conclusion, the songs built a picture in which black people are not part of a narrative that oppresses them, there they are protagonists of their own stories. The lyrics put a light on hidden social issues that are a result of racism and, to emphasize its critic, its intersectional perspective adds gender as a topic of its discussions. |
| Palavras-chave: | Beyoncé subversão de papéis empoderamento colorismo The Gift |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24351 |
| Data do documento: | 17-Jun-2022 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RMN 29.08.2022.pdf | 728,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
