Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24355
Tipo: TCC
Título: SPEECH FUNCTIONS IN ONLINE THERAPEUTIC DISCOURSE
Autor(es): DE SOUSA PONTES ALVES, MARCELLE
Primeiro Orientador: Espindola Baldissera, Elaine
Resumo: A presente monografia tem como objetivo investigar as funções de fala adotadas em sessões de terapia online durante a pandemia da COVID-19. Assim, torna-se necessária a interface entre os Estudos de Linguística Aplicada e os Estudos de Contextos Profissionais, visto que através da linguagem é possível identificar instabilidades, emoções e sentimentos, bem como identificar padrões de construções lexicogramaticais que projetam áreas de possível colaboração entre linguistas e psicólogos. visando melhorar o atendimento virtual em situações de crise, bem como a colaboração científica multidisciplinar. Com base na Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004, 2014), este estudo pretende analisar as funções da fala realizadas no contexto das sessões de terapia online durante a pandemia, levando em conta os dois papéis fundamentais da fala: (i) dar; e (ii) solicitar; e os valores negociados na troca, a saber: (i) informação; e (ii) bens e serviços. Essas categorias se ramificam em quatro funções: oferta, comando, declaração e pergunta. Dessa forma, a LSF entende que os papéis dos interagentes são definidos por variáveis contextuais, como as relações sociais e profissionais. Considerando a abordagem terapêutica empregada pelo profissional – psicanálise –, os resultados deste estudo não evidenciaram anormalidades nas funções da fala adotadas durante as sessões de terapia online durante a pandemia. O discurso do terapeuta é fortemente sustentado por perguntas em forma de proposições, a fim de favorecer a autorreflexão do paciente, enquanto o discurso deste consistia principalmente em fornecer informações por meio de declarações, construindo seus próprios significados e avaliações sem o viés dos julgamentos e valores sociais do profissional.
Abstract: The present monograph aims to investigate the speech functions adopted in online therapy sessions during the pandemics of COVID-19. Thus, the interface between Applied Linguistics Studies and Professional Contexts Studies becomes necessary, considering that through language it is possible to identify instabilities, emotions, and feelings, as well as to identify patterns of lexicogrammatical constructions that project areas of possible collaboration between linguists and psychologists aimed at improving virtual assistance in crisis situations, as well as multidisciplinary scientific collaboration. Based on SystemicFunctional Linguistics (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004, 2014), this study intends to analyse the speech functions realised in the context of online therapy sessions during the pandemics, taking into account the two primary speech roles: (i) giving; and (ii) demanding; and the commodity that exchanged, namely: (i) information; and (ii) goods-&-services. These categories branch into four functions: offer, command, statement, and question. In this way, SFL understands that the roles of interactants are defined by contextual variables, such as social and professional relationships. Considering the therapeutic approach employed by the professional – psychoanalysis –, the results of this study showed no abnormalities in the speech functions enacted during online therapy sessions during the pandemics. The therapist discourse is heavily backed by questions in the form of propositions, in order to foster self-reflection in the patient, whereas the discourse of the latter consisted mainly of giving information through statements, construing their own meanings and evaluations without the bias of the professional’s social judgments and values.
Palavras-chave: discurso terapêutico
funções de fala
Linguística sistêmico-funcional
estudos do discurso profissional
therapeutic discourse
speech functions
systemic functional linguistics
professional discourse studies
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24355
Data do documento: 13-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MSPA24062022.pdf498,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.