Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24435
Tipo: TCC
Título: EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS SOCIAIS: UMA PERSPECTIVA AUTOENOGRÁFICA
Autor(es): Viveiros Santana, Clareanna
Primeiro Orientador: Silva Toscano, Geovânia
Resumo: Este trabalho é resultado de uma pesquisa de monografia, que teve como objetivo geral analisar, refletir e lançar as impressões a respeito da experiência de formação docente no curso de Licenciatura de Ciências Sociais na UFPB no período pandêmico da covid19 vivenciado a partir de 2019. Na busca de compreender como esse momento afetou a formação docente e, me apropriando dos estudos sobre a educação brasileira, interpreto a minha trajetória formativa na licenciatura no período de 2020 a 2021, considerando os impactos causados pelo contexto pandêmico e implantação do ensino remoto. Para tanto, foram utilizados a metodologia da autoetnografia, onde o “Eu” da pesquisadora - que também é a observada - se torna importante aqui, pois o self de quem vive e pensa este trabalho é sua parte fundamental dele. A partir das experiências relatadas, das questões e reflexões aqui trabalhadas, podemos compreender os impactos do período remoto na formação docente em ciências sociais.
Abstract: This work is the result of a monograph research, whose general objective was to analyze, reflect and launch impressions about the experience of teacher training in the Social Sciences Degree course at UFPB in the pandemic period of covid19 experienced from 2019. I seek to understand how this moment affected teacher training and, appropriating studies on Brazilian education, I interpret my formative trajectory in the degree from 2020 to 2021, considering the impacts caused by the pandemic context and the implementation of remote teaching. For that, the methodology of autoethnography was used, where the researcher's "I" - which is also the observed - becomes important here, because the self of those who live and think about this work is their fundamental part of it. From the experiences reported, the questions and reflections discussed here, we can understand the impacts of the remote period on teacher training in social sciences.
Palavras-chave: formação docente, pandemia, ensino remoto, Licenciatura em Ciências Sociais, autoetnografia.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24435
Data do documento: 15-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021.2 LIC CLAREANNA SANTANA.pdf3,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons