Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24467
Tipo: TCC
Título: METAPLASMOS E O ENSINO DE ORTOGRAFIA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DE VERBOS NO INFINITIVO
Autor(es): GARCIA, BRUNA TARGINO DIAS
Primeiro Orientador: Rodrigues, Tiago de Aguiar
Resumo: Este trabalho objetivou analisar produções textuais de alunos do 9° ano do Ensino Fundamental e verificar qual metaplasmo aconteceu de forma mais recorrente em seus textos. O metaplasmo que mais apareceu foi a apócope, especificamente a apócope do /R/ em verbos no infinitivo. Devido a isso, objetivou-se a elaboração de uma proposta didática (DOLZ et al., 2022) acerca do estudo sobre verbos no infinitivo. Para isso, esta pesquisa se aportou em Botelho (2013), Botelho e Leite (s/d), Bagno (2007; 2011; 2012), Messias(2017) e Monaretto (2000) para o estudo em torno dos metaplasmos e a ocorrência da apócope e em Roberto (2016), Morais (2010), Haupt (2012), os PCN (BRASIL, 1998) e na BNCC (BRASIL, 2017), almejando a elaboração de uma sequência didática baseada na reflexão acerca do uso. Ademais, também foi executada a aplicação de um questionário na mesma turma a qual elaborou as produções textuais analisadas por este estudo com a justificativa de colaborar com a pesquisa acerca do ensino e de contribuir para construção da proposta didática. Os resultados dessa aplicação são analisados por este trabalho.
Abstract: This paper aimed to analyze textual productions of 9th grade students in order to verify which metaplasm occurred more frequently in their texts. The metaplasm that appeared more often was apocopy, specifically the apocopy of /R/ in infinitive verbs. Therefore, we aimed to develop a didactic proposal (DOLZ et al., 2022) about the study of verbs in the infinitive. For this, this research was based on Botelho (2013), Botelho e Leite (s/d), Bagno (2007; 2011; 2012), Messias (2017) and Monaretto (2000) for the study around metaplasms and the occurrence of apocopy, and on Roberto (2016), Morais (2010), Haupt (2012), the PCN (BRASIL, 1998) and the BNCC (BRASIL, 2017), aiming at the elaboration of a didactic sequence based on reflection about usage. Furthermore, a questionnaire was also applied to the same class in which the textual productions analyzed in this study were developed. It aimed to collaborate with the research about teaching and to contribute to the construction of the didactic proposal. The results of this application are analyzed in this paper.
Palavras-chave: Proposta didática. Metaplasmo. Apócope. Infinitivo.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24467
Data do documento: 14-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GARCIA, Bruna (2022) Metaplasmos e o ensino de ortografia..pdf1,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.