Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2465
Tipo: | TCC |
Título: | Ligas camponesas: a importância das ligas camponesas no currículo escolar na escola estadual de ensino fundamental Boa Vista (Sapé-PB) |
Autor(es): | Araújo, Anna Paula Balbino de |
Primeiro Orientador: | Ferreira, Ana Paula Romão de Souza |
referee1 : | Fonseca, Fábio do Nascimento |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo analisar o conhecimento sobre as Ligas Camponesas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Boa Vista (Sapé-PB). E como objetivos específicos: identificar na referida escola, a falta (ou presença) do assunto no currículo escolar; problematizar os diversos fatores que pode ter levado a não abordagem temática das Ligas, na escola investigada. Para tanto, a nossa metodologia foi de abordagem qualitativa, com análise bibliográfica, documental e de campo. A nossa hipótese foi comprovada e consistiu em considerar que a educação do campo ainda não é voltada para os camponeses, no sentido de atender a memória histórica dos povos do campo. Nesse sentido, se faz necessário atender o que apregoa a Base Nacional Comum Curricular (2016) e as Diretrizes Operacionais da Educação do Campo (2002) sobre o ensino da história dos Povos do Campo, em respeito a sua memória e a articulação curricular necessária com os saberes locais. |
Abstract: | The present study aims to analyze the knowledge about the Peasant Leagues at the State School of Elementary Education Boa Vista (Sapé-PB). And as specific objectives: to identify in said school, the lack (or presence) of the subject in the school curriculum; To problematize the various factors that may have led to non-thematic approach of the leagues in the school investigated. For that, our methodology was of qualitative approach, with bibliographical, documentary and field analysis. Our hypothesis has been proven and consisted in considering that the education of the countryside is not yet aimed at the peasants, in order to attend to the historical memory of the rural people. In this sense, it is necessary to attend to what the National Curricular Common Base (2016) and the Field Education Operational Guidelines (2002) proclaim about the teaching of the history of the Peoples of the Field, in respect to their memory and the necessary curricular articulation with The local knowledge. |
Palavras-chave: | Ligas camponesas Currículo Educação do campo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação do Campo |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2465 |
Data do documento: | 1-Dez-2016 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia do Campo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
APBA11082017.pdf | 1,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.