Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2465
metadata.dc.type: TCC
Title: Ligas camponesas: a importância das ligas camponesas no currículo escolar na escola estadual de ensino fundamental Boa Vista (Sapé-PB)
metadata.dc.creator: Araújo, Anna Paula Balbino de
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Ana Paula Romão de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Fonseca, Fábio do Nascimento
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar o conhecimento sobre as Ligas Camponesas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Boa Vista (Sapé-PB). E como objetivos específicos: identificar na referida escola, a falta (ou presença) do assunto no currículo escolar; problematizar os diversos fatores que pode ter levado a não abordagem temática das Ligas, na escola investigada. Para tanto, a nossa metodologia foi de abordagem qualitativa, com análise bibliográfica, documental e de campo. A nossa hipótese foi comprovada e consistiu em considerar que a educação do campo ainda não é voltada para os camponeses, no sentido de atender a memória histórica dos povos do campo. Nesse sentido, se faz necessário atender o que apregoa a Base Nacional Comum Curricular (2016) e as Diretrizes Operacionais da Educação do Campo (2002) sobre o ensino da história dos Povos do Campo, em respeito a sua memória e a articulação curricular necessária com os saberes locais.
Abstract: The present study aims to analyze the knowledge about the Peasant Leagues at the State School of Elementary Education Boa Vista (Sapé-PB). And as specific objectives: to identify in said school, the lack (or presence) of the subject in the school curriculum; To problematize the various factors that may have led to non-thematic approach of the leagues in the school investigated. For that, our methodology was of qualitative approach, with bibliographical, documentary and field analysis. Our hypothesis has been proven and consisted in considering that the education of the countryside is not yet aimed at the peasants, in order to attend to the historical memory of the rural people. In this sense, it is necessary to attend to what the National Curricular Common Base (2016) and the Field Education Operational Guidelines (2002) proclaim about the teaching of the history of the Peoples of the Field, in respect to their memory and the necessary curricular articulation with The local knowledge.
Keywords: Ligas camponesas
Currículo
Educação do campo
Peasant leagues
Curriculum
Education rural
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2465
Issue Date: 1-Dec-2016
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
APBA11082017.pdf1,58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.