Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24728
Tipo: TCC
Título: EJA e os desafios do ensino da língua portuguesa
Autor(es): Silva, Maria Dione da
Primeiro Orientador: Silva, Henrique Miguel de Lima
Resumo: O Brasil é um país que tem uma alta evasão escolar, resultando em uma quantidade considerável de pessoas sem ter ao menos o primeiro grau completo. O presente artigo tem como objetivo enaltecer a importância do ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para as pessoas que não conseguiram concluir seus estudos no tempo estimado, analisar as possibilidades de ampliar e/ou melhorar a qualidade do ensino da leitura e escrita desses alunos, através de atividades que despertem o interesse e a permanência no período das aulas. Esse estudo permite vislumbrar a melhoria e o desenvolvimento lexical dos alunos (as) do ensino da EJA, especificamente na vertente que estuda a variação do léxico voltado para a leitura, escrita e compreensão textual. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica, e os resultados obtidos destacam a realidade do tema proposto.
Abstract: Brazil is a country that has a high school dropout rate, resulting in a considerable amount of people without having at least completed elementary school. This article aims to highlight the importance of teaching Youth and Adult Education (YAE – EJA in Portuguese) for people who were unable to complete their studies in the estimated time, to analyse the possibilities of expanding and/or improving the quality of reading and writing teaching of these students, through activities that arouse interest and permanence during the class period. This study allows us to glimpse the improvement and lexical development of students in the teaching of YAE, specifically in the aspect that studies the variation of the lexicon focused on reading, writing and textual understanding. The method used was a bibliographic research, and the results obtained
Palavras-chave: EJA
Desafios
Ensino
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24728
Data do documento: 27-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MDS30062022.pdf286,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons