Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2489
metadata.dc.type: TCC
Title: Evasão escolar: histórias de vida que se cruzam
metadata.dc.creator: Guedes, Patrícia Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Francisca Alexandre de
metadata.dc.contributor.referee1: Fonseca, Fábio do Nascimento
metadata.dc.contributor.referee2: Castro Neto, Mariano
metadata.dc.description.resumo: O trabalho de conclusão de curso trata de uma pesquisa qualitativa sobre causas de evasão escolar com foco na história de vida de cinco alunos que evadiram em momento anterior, mas retornaram a uma turma de EJA (8o e 9o anos), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Manuel Paulino, localizada no município do Conde, na Paraíba. Os dados foram construídos a partir de duas técnicas de pesquisa: um questionário, a fim de traçar um perfil socioeconômico destes alunos, e entrevistas, com utilização de um tópico guia, gravadas com o uso de dispositivo eletrônico, seguida de análise da fala na perspectiva da fenomenologia de Merleau Ponty. O estudo conclui que as causas que impulsionaram a evasão destes alunos estão relacionadas à gravidez na adolescência e/ou casamento; dedicação ao trabalho; falta de transporte; e falta de estímulo por parte dos professores, provocado por metodologias cansativas e de pouca relação com a realidade dos educandos. Esses dados possibilitaram reflexões sobre as causas que levam os sujeitos a evadirem da escola, analisando suas histórias de vida e outros fatores relacionados à falta do comprometimento de nossos governantes em desenvolver políticas públicas que solucionem o problema. Aponta, também, uma alternativa de minimização do problema da evasão escolar.
Abstract: The completion of course work is a qualitative research on causes of truancy focused on the life story of five students that dropped out at an earlier time, but returned to a class of EJA (8 and 9 years), the Municipal Education School fundamental Manuel Paulino, in the municipality of Conde-PB. Data were constructed from two research techniques: a questionnaire to map out a socio-economic profile of these students and interviews, using a topic guide, recorded using electronic device, followed by analysis of speech in the context of Merleau Ponty. The study concludes that the causes that drove the avoidance of these students are related to teenage pregnancy and / or marriage; Work dedication; lack of transportation and encouragement from teachers, caused by strenuous methodologies and little relation to the reality of students. These data not only enabled reflections on the causes that lead the subject to evade school, especially their life stories, and other factors related to the lack of commitment of our leaders to develop public policies that address the problem. Also points an alternative to minimize the dropout problem at school.
Keywords: Educação de Jovens e Adultos
Escola
Evasão escolar
História de vida
youth and adult education
School evasion
Evasion
Life's history
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2489
Issue Date: 14-Jun-2016
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PFG24112016.pdf530,27 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.