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metadata.dc.type: TCC
Title: Acesso e permanencia na educação superior – os percalços dos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica no curso de Pedagogia – área de aprofundamento em Educação do Campo - UFPB
metadata.dc.creator: Oliveira, Josineide Ramalho de
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Francisca Alexandre de
metadata.dc.contributor.referee1: Farias, Severina Andrea Dantas de
metadata.dc.contributor.referee2: Aragão, Wilson Honorato
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa se insere no contexto das políticas de expansão e acesso de perspectiva inclusiva na Educação Superior nos 2000, revelando um novo perfil social, econômico e educacional do alunado que ingressaram nas universidades federais do Brasil, desencadeando debates nacionais acerca da permanência e conclusão de alunos com vulnerabilidade social. Tem como objetivo analisar as condições de permanência de discentes do curso de Pedagogia – Área de aprofundamento em Educação do Campo na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). De base qualitativa, o estudo traça o perfil socioeconômico de treze estudantes, o que deu origem a entrevista com três deles, distribuídos nos 4o,7o e 10o períodos do referido curso, por se encontrarem em situação mais alarmante de vulnerabilidade social, identificados como aqueles que, são filhos de agricultores com renda familiar baixa e pouca instrução dos pais. Para compreensão das falas desses educandos, a pesquisa apóia-se na teoria de Bourdieu (1998), que discute o capital cultural, complementados pelos estudos de Jezine, Castelo Branco, e Nakamura (2013) que aborda a educação superior na contemporaneidade e dos novos desafios no tocante ao acesso e permanência nesse nível de ensino.O estudo aponta que há dificuldades de permanência, em que, os estudantes vêm relutando a partir de motivações intrínsecas por meio de renuncias e sacrifícios, pois vislumbram ascensão social e profissional na conquista do diploma universitário. Aponta também que há uma vontade própria, quase visceral na permanência e conclusão do curso, o que trouxe reflexões sobre as condições de oferta da educação básica aos povos campesinos.
Abstract: The research falls into the contexto of expansion and access policies in an inclusive approach of Higher Education inthe 2000s, revealing a new social, economic and educational profileof the students that entered into federal universities in Brazil, causing national debates about the permanence and conclusion of students with social vulnerability. It has got the objective of analyse the Pedagogy Course –improving area of Field Education at Universidade Federal da Paraíba (UFPB)students permanence. Of a qualitative basis, the study outlines the socioeconomic profile of thirteen students, that originate the interview with three of them, distributed in the 4th,7th and 10th periods of the referred course, once they were in the more alarming situation of social vulnerability , identified as those ones sons of poor smallholder farmers undereducated. For understanding the statemnts of these students, the research is based on Bourdieu theory (1998), that discusses the cultural capital, complemented by Jezine, CasteloBranco, e Nakamura (2013) students that approaches Higher Education nowadays and the new challenges about access and remain in this education level. The study points out that there are difficulties of permanence,in which the students have been struggling from intrinsec motivations through renunciations and sacrifices, once they glimpse social and professional ascensionintheuniversity diploma conquest. It even points out that there is a self-will, nearly viscera in course remain and conclusion, that has brought reflections about basic education offer conditions to the farming community.
Keywords: Educação superior
Permanência
Perfil socioeconômico
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2495
Issue Date: 13-Jun-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

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