Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2547
metadata.dc.type: TCC
Title: Educação inclusiva e os desafios da formação do professor e da prática na sala de aula: um olhar sobre a produção acadêmica de 2010 a 2016 no centro de educação
metadata.dc.creator: Luna, Elisângela Silva de
metadata.dc.contributor.advisor1: Fonseca, Santuza Mônica de França Pereira da
metadata.dc.contributor.referee1: Santiago, Sandra Alves da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Rodrigues, Janine Marta Coelho
metadata.dc.description.resumo: O tema do presente estudo é o desafio da formação do professor e da prática em sala de aula na educação inclusiva e seu objetivo é determinar em que sentido esses aspectos influenciam e interferem na efetividade da inclusão. Para tanto, trata do significado da inclusão e da importância da formação e da prática docente para que ela alcance seus objetivos, analisando as dificuldades encontradas no trajeto da educação inclusiva em relação a estas questões. Através da realização de pesquisa bibliográfica, o estudo conclui que para que a educação inclusiva ofereça melhores oportunidades de desenvolvimento e participação a todos os alunos, o sistema educacional deve comprometer-se com a formação de seus professores, porque são estes que, no âmbito da sala de aula, darão sustentabilidade à inclusão.
Abstract: The theme of the present study is the challenge of teacher education and classroom practice in inclusive education and its purpose is to determine in what sense these aspects influence and interfere with the effectiveness of inclusion. To that end, it addresses the meaning of inclusion and the importance of teacher training and practice in achieving its objectives, analyzing the difficulties encountered in the path of inclusive education in relation to these issues. Through the accomplishment of bibliographical research, the study concludes that in order for inclusive education to offer better opportunities for development and participation to all students, the education system must commit to the training of its teachers, because Will give sustainability to inclusion.
Keywords: Professor - formação.
Prática docente
Inclusão
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2547
Issue Date: 12-Jun-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ESL20062017.pdf295,82 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.