Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2547
Tipo: TCC
Título: Educação inclusiva e os desafios da formação do professor e da prática na sala de aula: um olhar sobre a produção acadêmica de 2010 a 2016 no Centro de Educação
Autor(es): Luna, Elisângela Silva de
Primeiro Orientador: Fonseca, Santuza Mônica de França Pereira da
Resumo: O tema do presente estudo é o desafio da formação do professor e da prática em sala de aula na educação inclusiva e seu objetivo é determinar em que sentido esses aspectos influenciam e interferem na efetividade da inclusão. Para tanto, trata do significado da inclusão e da importância da formação e da prática docente para que ela alcance seus objetivos, analisando as dificuldades encontradas no trajeto da educação inclusiva em relação a estas questões. Através da realização de pesquisa bibliográfica, o estudo conclui que para que a educação inclusiva ofereça melhores oportunidades de desenvolvimento e participação a todos os alunos, o sistema educacional deve comprometer-se com a formação de seus professores, porque são estes que, no âmbito da sala de aula, darão sustentabilidade à inclusão.
Abstract: The theme of the present study is the challenge of teacher education and classroom practice in inclusive education and its purpose is to determine in what sense these aspects influence and interfere with the effectiveness of inclusion. To that end, it addresses the meaning of inclusion and the importance of teacher training and practice in achieving its objectives, analyzing the difficulties encountered in the path of inclusive education in relation to these issues. Through the accomplishment of bibliographical research, the study concludes that in order for inclusive education to offer better opportunities for development and participation to all students, the education system must commit to the training of its teachers, because Will give sustainability to inclusion.
Palavras-chave: Professor - formação.
Prática docente
Inclusão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2547
Data do documento: 12-Jun-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESL20062017.pdf295,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.