Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25509
Tipo: | Dissertação |
Título: | Os ditos e os não ditos sobre as mulheres nos livros didáticos: representações de gênero na coleção didática “História – das cavernas ao terceiro milênio” |
Autor(es): | Cunha, Ana Cláudia Lima de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Lima, Damião de |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo principal analisar a maneira como a história das mulheres sob o prisma das relações de gêneros foram incorporadas como saberes históricos na coleção didática História: das cavernas ao terceiro milênio, destinada à modalidade da Educação Básica. A estratégia metodológica empregada foi de natureza descritiva e analítica. Numa primeira etapa, realizou-se a revisão bibliográfica a respeito da incorporação das mulheres e da categoria gênero na historiografia, bem como foi revisada a literatura acerca do livro didático, especialmente o de História. Em seguida, analisaram-se os livros didáticos da coleção mencionada, buscando compreender como a participação das mulheres nos diferentes processos históricos foi apresentada e a maneira como as relações de gêneros foram abordadas. Constatouse, por meio dessas análises, que a narrativa didática empregada na coleção estudada coloca as mulheres majoritariamente à margem dos eventos históricos apresentados, sendo suas imagens por vezes descontextualizadas e suas vivências destacadas em separado ao texto principal. As relações de gêneros raramente foram identificadas e questionadas. Por último, foi criado um website no intuito de difundir informações acerca das problemáticas de gêneros e proporcionar a reflexão sobre a necessidade de sua incorporação nas aulas de História. |
Abstract: | This work aims to analyze the way in which the history of women from the perspective of gender relations was incorporated as historical knowledge in the didactic collection History: from caves to the third millennium, destined to the modality of Basic Education. The methodological strategy employed was descriptive and analytical in nature. In a first stage, a literature review was made about the incorporation of women and the gender category in historiography, as well as the literature about the textbook, especially history. Next, we analyzed the textbooks of the mentioned collection, seeking to understand how the participation of women in the different historical processes was presented and the way gender relations were approached. It was found, through these analyses, that the didactic narrative employed in the collection studied places women mostly on the margins of the historical events presented, and their images are sometimes decontextualized and their experiences highlighted separately to the main text. Gender relations have rarely been identified and questioned. Finally, a website was created in order to disseminate information about gender issues and provide reflection on the need for their incorporation in history classes. |
Palavras-chave: | Gênero Ensino de História Livro didático Website Gender History teaching Textbook |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | História |
Programa: | Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA) |
Tipo de Acesso: | Acesso embargado Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25509 |
Data do documento: | 15-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AnaClaudiaLimaDeOliveiraCunha_Dissert.pdf | 4,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons