Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25512
Tipo: Dissertação
Título: Eu e os outros encenando vidas e transformando histórias através da consciência histórica, mito de Medeia e teatro do oprimido
Autor(es): Silva, Clécio Francisco de Albuquerque
Primeiro Orientador: Leite, Priscilla Gontijo
Resumo: O trabalho “Eu e os Outros Encenando Vidas e Transformando Histórias através da Consciência Histórica, Mito de Medeia e Teatro do Oprimido” está baseado no Programa de Mestrado Profissional (ProfHistória) da Universidade Federal da Paraíba e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Maria Geny de Sousa Timóteo da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, envolvendo o processo de ensino aprendizagem de professor e alunos na produção de conhecimento histórico. Primamos pela análise da consciência histórica a partir da relação entre a cultura de violência e a cultura de paz, tendo como base o estudo da mitologia grega, destacando os elementos pedagógicos do Mito de Medeia na relação entre a Grécia Clássica e o Brasil Contemporâneo através do Teatro do Oprimido, utilizado aqui como ferramenta de transformação social, política, econômica e cultural. O produto da dissertação consiste na elaboração de um material de estudo, formação e prática pedagógica para professores e alunos, apresentando a leitura, interpretação e possibilidades de encenação de vidas e transformação de histórias através da relação entre cultura de violência e cultura de paz no contexto social e escolar.
Abstract: The study “Me and Others Staging Lives and Producing Stories through Historical Awareness, Culture of Violence and the Culture of Peace at Maria Geny School” is based on the Professional Master's Program (ProfHistory) – at the Federal University of Paraíba, and at the School State Elementary and High School Teacher Maria Geny de Sousa Timóteo, from the State Education of Paraíba, involving the teaching-learning process of teachers and students in the production of historical knowledge. We prioritize the analysis of historical consciousness from the relationship between the culture of violence and the culture of peace, based on the study of Greek mythology, highlighting the pedagogical elements of the Myth of Medea in the relationship between Classical Greece and Contemporary Brazil through Theater of the Oppressed, used here as a tool for social, political, economic and cultural transformation. The product of the dissertation consists in the elaboration of a material for the study and formation of teachers, presenting the reading, interpretation and possibilities of transforming the culture of violence into a culture of peace of manifestations of social and school violence.
Palavras-chave: Consciência histórica
Cultura de violência
Cultura de paz
Mito de Medeia
Teatro do oprimido
Historical awareness
Culture of violence
Culture of peace
Myth of Medea
Theater of the oppressed
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: História
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA)
Tipo de Acesso: Acesso embargado
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25512
Data do documento: 25-Ago-2022
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ClécioFranciscoDeAlbuquerqueSilva_Dissert.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons