Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2560
Tipo: TCC
Título: Jogos matemáticos no ensino do campo aditivo: diversão e aprendizagem
Autor(es): Linhares, Ana Cláudia de Sousa
Queiroz, Ana Cláudia Gurgel de
Primeiro Orientador: Azeredo, Maria Alves de
Resumo: O presente trabalho de pesquisa apresenta uma reflexão a respeito das implicações do jogo matemático no ensino do campo aditivo com a intenção de despertar o interesse e superar dificuldades no cálculo e no registro matemático. O estudo se objetivou em analisar os jogos matemáticos como ferramenta facilitadora no processo de ensino e aprendizagem, visto que o jogo auxilia na execução das operações, nas resoluções de situações-problema promovendo o registro correto dos algoritmos das operações de adição e subtração envolvendo os alunos no processo. O método teve como base a realização de vivências pedagógicas (com jogos e atividades) com o intuito de diagnosticar e também investigar as dificuldades apresentadas no campo aditivo (adição e subtração), tendo em vista desenvolver experiências que facilitassem a compreensão dos algoritmos e do pensamento matemático. Diante dos resultados obtidos dois pontos merecem reflexão: o primeiro é se o ensino da matemática está conduzindo o aluno a interpretar situações- problema e o segundo é saber como estão sendo apresentados os conceitos que requerem o pensamento matemático, que materiais ou recursos estão sendo construídos, adaptados e aplicados conforme a necessidade dos alunos? Sendo assim, cabe ao professor adotar um perfil problematizador que seja capaz de estimular nos alunos o interesse pela disciplina.
Abstract: The present work presents a reflection about the implications of the mathematical game in the teaching of the additive field with the intention of arousing interest and overcoming difficulties in mathematical calculation and registration. The study aimed to analyze mathematical games as a facilitating tool in the teaching and learning process, since the game helps in the execution of operations, in the resolutions of problem situations, promoting the correct registration of addition and subtraction operations, involving the students in the process. The method was based on the realization of pedagogical experiences (with games and activities) in order to diagnose and also to investigate the difficulties presented in the additive field (addition and subtraction), toward develop experiences that facilitate the understanding of algorithms and thinking mathematical. In view of the results obtained two points are merit reflection: the first is if the teaching of mathematics is leading the student to interpret problem situations and the second is to know how concepts that require mathematical thinking are presented, what materials or resources are being constructed, adapted and applied according to the students needs? Therefore, it is up to the teacher to adopt a problematizing profile that is capable of stimulating in students the interest for the discipline.
Palavras-chave: Ensino - matemática
Jogos matemáticos
Algoritmos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2560
Data do documento: 8-Jun-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACSL19062017.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.