Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25662
Tipo: TCC
Título: Práticas pedagógicas na educação infantil e relações étnico-raciais: um estudo sobre possibilidades da construção positiva da identidade negra no CREI
Autor(es): Oliveira, Ana Paula de
Primeiro Orientador: Ferreira, Ana Paula Romão de Souza
Resumo: A maneira como a criança negra desenvolve sua identidade, principalmente em instituições sociais em que ela está inserida, influencia sua autoestima e consequentemente sua maneira de se relacionar com o mundo. A fim de discutir relações étnico-raciais na Educação Infantil, a pesquisa tem como objetivo geral analisar as práticas pedagógicas da Educação Infantil no CREI relacionadas à construção positiva da identidade das crianças negras. E, como objetivos específicos, identificar as práticas pedagógicas da Educação Infantil no CREI relacionadas a construção positiva da identidade negra; Descrever as práticas pedagógicas da Educação Infantil no CREI relacionadas a construção positiva da identidade negra; Compreender o processo destas práticas antirracistas na Educação Infantil. As/os principais teóricas/os foram: Dias (2015); Gomes (2005); Ivenicki (2020); Cavalleiro (2012), entre outros. A metodologia consistiu na pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica e de campo, por meio da aplicação de um questionário com três professoras da Educação Infantil, na cidade de João Pessoa. Diante disso, destacamos que um dos resultados possibilitam o entendimento de que o trabalho com a diversidade durante a prática pedagógica é um dos elementos que podem reconhecer e valorizar as diferenças, o que impõe a constatação de que o trabalho com a diversidade é uma das possibilidades para que as crianças negras construam sua identidade de forma positiva.
Abstract: The way in which the black child develops his identity, mainly in the social institutions in which he is inserted, influences his self-esteem and, consequently, his way of relating to the world. In order to discuss ethnic-racial relations in early childhood education, the research has the general objective of analyzing the pedagogical practices of Early Childhood Education at CREI related to the positive construction of the identity of black children. And, as specific objectives, to identify the pedagogical practices of Early Childhood Education at CREI related to the positive construction of black identity; Describe the pedagogical practices of Early Childhood Education at CREI related to the positive construction of black identity; Understanding the process of these anti-racist practices in Early Childhood Education. The main theoreticians were: Dias (2015); Gomes (2005); Ivenicki (2020); Cavalleiro (2012), among others. The methodology consisted of qualitative research of the bibliographical and field type, through the application of a questionnaire with three teachers of Early Childhood Education, in the city of João Pessoa. In view of this, we emphasize that one of the results makes it possible to understand that working with diversity during pedagogical practice is one of the elements that can recognize and value differences, which imposes the finding that working with diversity is one of the possibilities for black children to build their identity in a positive way.
Palavras-chave: Educação infantil
CREI
Educação - relações étnico-raciais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25662
Data do documento: 12-Dez-2022
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
APO26122022.pdf861,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.