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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25670
Tipo: | TCC |
Título: | A linguagem musical na educação infantil: desafios e possibilidades |
Autor(es): | Gonçalves, Maria Rosemery |
Primeiro Orientador: | Amorim, Ana Luísa Nogueira de |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo analisar as práticas pedagógicas das professoras em relação ao uso da música no contexto das vivências desenvolvidas. Para tanto, levantamos a seguinte pergunta de pesquisa: como as professoras de turmas de préescola de uma instituição de Educação Infantil compreendem a música no espaço escolar e quais os recursos que elas utilizam com vistas a contribuir no desenvolvimento integral das crianças? Ao tratar dos conceitos e compreensões sobre a música, nos apoiamos em autores como Brito (2003), Fantin (2000), Oliveira, Fernandes e Farias (2013), Penna (2008), Santana (2018), bem como em documentos oficiais como o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998) e a Base Nacional Comum Curricular (2018). Quanto à metodologia, optamos por realizar uma pesquisa de campo, do tipo qualitativa, de natureza descritiva, de modo que foi possível realizar observação direta de dez vivências das práticas pedagógicas das professoras da pré-escola I e II e aplicar um questionário aberto sobre a compreensão das professoras quanto ao uso da música nas vivências. Concluímos, a partir das observações das vivências e também por meio do questionário respondido pelas professoras que o uso da música nas vivências se dá de modo a desenvolver atividades na sala de referência e como forma de entretenimento no caso da professora da turma da pré-escola I. Já referente às práticas pedagógicas da professora da turma do pré II, o uso da música ocorre na intenção do desenvolvimento de habilidades humanas e de atividades pedagógicas. Também identificamos, ainda que de forma breve, atividades de forma descontextualizada do que propõe o uso da música nas práticas pedagógicas e a finalidade da música na atividade, embora as professoras demonstrem ter consciência dos efeitos da música na Educação Infantil para o desenvolvimento de aprendizagens e das práticas pedagógicas. Com isso, constatamos que a música é uma poderosa estratégia para o desenvolvimento das crianças, ao passo que potencializa as práticas pedagógicas quando usadas com a intenção educativa. Assim, seu uso é de extrema importância e necessidade nos processos de ensino-aprendizagem. |
Abstract: | This research aimed to analyze the pedagogical practices of teachers in relation to the use of music in the context of the experiences developed. To do so, we raised the following research question: how do the teachers of preschool classes of an Early Childhood Education institution understand music in the school space and what resources do they use in order to contribute to the integral development of children? When dealing with the concepts and understandings of music, we rely on authors such as Brito (2003), Fantin (2000), Oliveira, Fernandes and Farias (2013), Penna (2008), Santana (2018), as well as official documents such as the National Curricular Reference for Early Childhood Education (1998) and the National Curricular Common Base (2018). As for the methodology, we chose to carry out a field research, of the qualitative type, of a descriptive nature, so that it was possible to carry out direct observation of ten experiences of the pedagogical practices of preschool teachers I and II and apply an open questionnaire about the teachers' understanding of the use of music in the experiences. We conclude, from the observations of the experiences and also through the questionnaire answered by the teachers, that the use of music in the experiences occurs in order to develop activities in the reference room and as a form of entertainment in the case of the teacher of the preschool class. I. Regarding the pedagogical practices of the pre-II class teacher, the use of music occurs with the intention of developing human skills and pedagogical activities. We also identified, albeit briefly, activities in a decontextualized way from what proposes the use of music in pedagogical practices and the purpose of music in the activity, although the teachers demonstrate to be aware of the effects of music in Early Childhood Education for the development of learning and of pedagogical practices. With this, we found that music is a powerful strategy for the development of children, while it enhances pedagogical practices when used with an educational intention. Thus, its use is extremely important and necessary in the teaching-learning processes. |
Palavras-chave: | Educação infantil Música Práticas pedagógicas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25670 |
Data do documento: | 20-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
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