Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25673
Tipo: TCC
Título: Formação de professores na promoção da inclusão na educação básica em tempos de pandemia do Covid-19: uma revisão integrativa
Autor(es): Santos, Aline Félix Nascimentos dos
Primeiro Orientador: Seabra, Magno Alexon Bezerra
Resumo: A pandemia da Covid-19 demandou reflexões no que se refere à importância da formação de professores na educação básica, com ênfase na inclusão de alunos com deficiência durante o período de isolamento social. Essa monografia debruçou-se sobre o processo de inclusão na educação básica durante o ensino remoto, bem como, as dificuldades enfrentadas pelos educadores para viabilizar a inclusão dos aprendizes com deficiência. trata-se de uma revisão integrativa da literatura, no referido estudo, a revisão integrativa é utilizada como método para o desenvolvimento da revisão da literatura. Este procedimento foi escolhido por possibilitar a síntese e análise do conhecimento científico já produzido sobre o tema investigado onde foram selecionados cinco artigos da base de dados dos periódicos da Capes, a fim de responder os questionamentos levantados sobre a temática. Os critérios de exclusão e inclusão dos artigos selecionados foram: apenas artigos encontrados em base de dados/periódicos, Área de estudo das ciências humanas, preferencialmente artigos publicados no campo da educação e Artigos que tragam a formação de professores na educação básica, artigos com ano de publicação entre 2020-2022. Após a análise temos como resultado desse estudo a conclusão de que a presente revisão proporciona evidências científicas para a utilização da formação de professores na educação básica no contexto da pandemia do covid-19
Abstract: The Covid-19 pandemic demanded reflections regarding the importance of teacher training in basic education, with an emphasis on the inclusion of students with disabilities during the period of social isolation. This monograph focused on the process of inclusion in basic education during remote teaching, as well as the difficulties faced by educators to enable the inclusion of learners with disabilities. It is an integrative literature review, in that study, the integrative review is used as a method for the development of the literature review. This procedure was chosen because it enables the synthesis and analysis of the scientific knowledge already produced on the subject investigated, where five articles were selected from the database of Capes journals, to answer the questions raised on the subject. The exclusion and inclusion criteria of the selected articles were: only articles found in databases/journals, Area of study of human sciences, preferably articles published in the field of education and Articles that bring the formation of teachers in basic education, articles with the year of publication between 2020-2022. After the analysis, as a result of this study, we conclude that the present review provides scientific evidence for the use of teacher training in basic education in the context of the covid-19 pandemic.
Palavras-chave: Educação especial
Covid-19
Professor - formação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25673
Data do documento: 15-Dez-2022
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AFNS09012023.pdf648,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons