Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25691| Tipo: | TCC |
| Título: | Aprendizagem da criança com TEA no contexto pandêmico: desafios docentes para inclusão |
| Autor(es): | Freitas, Luana Ferreira |
| Primeiro Orientador: | Farias, Adenize Queiroz de |
| Resumo: | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem se tornado um dos conteúdos mais relevantes dentro da nossa conjuntura social e escolar apresentando assim um crescimento significativo seja em diagnósticos seja em discussões em ambientes escolares e não escolares nas últimas décadas, se tornando um dos temas mais estudados nos campos de saúde e educação. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo apontar alguns desafios enfrentados pelos docentes ao longo do contexto pandêmico vivenciado entre os anos de 2020 a 2022, analisando assim a prática pedagógica com alunos diagnosticados com TEA e a relação família – escola. Para tanto, o trabalho foi realizado a partir da pesquisa de campo em uma escola da rede municipal de João Pessoa-PB, sendo norteado por revisões bibliográficas que trouxeram subsídios teóricos para pesquisa que foi realizada com 4 professoras da Educação Básica e 1 Gestora Pedagógica. Nessa perspectiva, o trabalho destaca como resultado a constante luta docente no processo de inclusão, assim como as barreiras atitudinais presente na sociedade e a participação familiar em todo o percurso escolar, enfatizando assim os efeitos da pandemia na aprendizagem de crianças com o Transtorno do Espectro Autista. |
| Abstract: | Autism Spectrum Disorder (ASD) has become one of the most relevant contents within our social and school context, thus presenting a significant growth both in diagnoses and in discussions in school and non-school environments in recent decades, becoming one of the most studied in the fields of health and education. Thus, the present work aims to point out some challenges faced by teachers throughout the pandemic context experienced between the years 2020 to 2022, thus analyzing the pedagogical practice with students diagnosed with ASD and the family-school relationship. For that, the work was carried out from field research in a school in the municipal network of João Pessoa-PB, being guided by bibliographical reviews that brought theoretical subsidies for research that was carried out with 4 teachers of Basic Education and 1 Pedagogical Manager. From this perspective, the work highlights the constant teaching struggle in the inclusion process as a result, as well as the attitudinal barriers present in society and family participation throughout the school career, thus emphasizing the effects of the pandemic on the learning of children with Spectrum Disorder Autistic. |
| Palavras-chave: | Aprendizagem Transtorno do Espectro Autista Contexto pandêmico |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25691 |
| Data do documento: | 15-Dez-2022 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LFF11012023.pdf | 497,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
