Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2570
Tipo: TCC
Título: Ensino-aprendizagem de alunos com deficiência múltipla: a sala regular e o Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Autor(es): Falcão, Gilmara de Carvalho
Dantas, Maria Rita Martins
Silva, Sheila Regina Costa da
Primeiro Orientador: Silva, Izaura Maria de Andrade da
Resumo: O estudo teve como objetivo geral apresentar como ocorre o processo de ensino- aprendizagem de alunos com deficiência múltipla em uma escola Pública do Estado da Paraíba na sala regular e na sala de recursos multifuncionais do Atendimento Educacional Especializado o (AEE). O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa qualitativa e exploratória. A investigação ocorreu em uma sala de recurso multifuncional e uma sala regular do município João Pessoa/PB. O trabalho de campo se desenvolveu por meio de observações durante cinco encontros com as docentes, uma da sala do AEE e uma da sala regular para conhecimento dessa realidade na escola pública. Na produção de dados utilizamos como procedimento metodológico o levantamento bibliográfico, documental, observação participante, entrevista semiestruturada com as docentes. Como referencial teórico, empregamos a perspectiva de Bersch, Rocha, Sarboretto, Szymanki, Santiago, Kassar, a fim de apresentar melhor as especificidades educacionais dos alunos com deficiência múltipla. Emergiram como resultado principal a realidade do ensino-aprendizagem para o aluno com deficiência múltipla na sala regular e na sala do AEE, em que mediante as análises das entrevistas, e observações realizadas em sala, as professoras nos mostraram que ainda não estão capacitadas para trabalhar com Necessidades Educacionais Especializadas (NEEs), mas que as mesmas procuram aprimorar seus conhecimentos em outras fontes. Os dados também apontam a falta de condição do trabalho da professora da sala comum que possuem 6 alunos com deficiência, numa sala de 26 alunos sem contar com o apoio de monitor ou cuidador.
Abstract: The study had as general objective to present how the teaching-learning process of students with multiple disabilities occurs in a Public School of the State of Paraíba in the regular room and in the room of multifunctional resources of the Specialized Educational Assistance (AEE). The study was carried out through qualitative and exploratory research. The investigation took place in a multifunctional resource room and a regular room in the municipality of João Pessoa / PB. The fieldwork developed through observations during five meetings with teachers, one from the ESA room and one from the regular room to know this reality in the public school. In the production of data we use as a methodological procedure the bibliographical, documentary, participant observation, semi-structured interview with the teachers. As a theoretical reference, we use the perspective of Bersch, Rocha, Sarboretto, Szymanki, Santiago, Kassar, in order to better present the educational specificities of students with multiple disabilities. As a main result, the reality of teaching-learning for the student with multiple disabilities in the regular classroom and in the ESA room emerged as a result of which, through the analysis of interviews and observations made in the classroom, the teachers showed us that they are not yet qualified to work With Specialized Educational Needs (NEEs), but that they seek to improve their knowledge from other sources. The data also indicate the lack of condition of the work of the common room teacher who have 6 students with disabilities, in a room of 26 students without the support of a monitor or caregiver.
Palavras-chave: Deficiência múltipla
Sala de aula
Ensino - aprendizagem
Ensino público
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2570
Data do documento: 12-Jun-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GCF 20062017.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.