Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25702
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAntunes, Rilandia Graciliano-
dc.date.accessioned2023-01-17T14:44:02Z-
dc.date.available2023-01-12-
dc.date.available2023-01-17T14:44:02Z-
dc.date.issued2022-12-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25702-
dc.description.abstractEducation is a right guaranteed to all Brazilian citizens by the 1988 Constitution, but it is still possible to see high rates of illiteracy, especially among the older population. These rates become even more challenging in the rural context, where there is a greater dropout rate due to the need to work. The man and woman of the countryside find themselves, in many cases, in the position of destroying the school to help support the family, working mainly in agriculture. This issue of the population demands requests for education, where priority is given to valuing their struggles and cultural cultures in the countryside. Rural Education emerges as an alternative to attend these social people. These, many times, are attended by several projects, institutions and schools that happen to value what they do. Among them we have SERTA - Alternative Technology Service, located in the State of Pernambuco. In this sense, the main objective of this article is to present an account of the experience carried out by SERTA as a possibility of feeling, thinking and acting around the education of young people and adults in the countryside. Regarding the methodological process, we opted for research of a qualitative-interpretative nature, making use of bibliographic sources for the elaboration of the theoretical framework, supported by the methodology of the area, as through the presentation of the experience in the classroom. The political proposal presented by SERTA, focusing on the construction of an autonomy of the field process is importance, ethical and formative, valuing knowledge.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-01-17T14:44:02Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RGA12012023.pdf: 2277964 bytes, checksum: b50705c7ee1a9d1746e5adf09d5070b4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-17T14:44:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RGA12012023.pdf: 2277964 bytes, checksum: b50705c7ee1a9d1746e5adf09d5070b4 (MD5) Previous issue date: 2022-12-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectServiço de Tecnologia Alternativa - SERTApt_BR
dc.titleA educação de pessoas jovens e adultas no campo: a experiência do SERTA – Serviço de Tecnologia Alternativa/Pernambucopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Alexandre Magno Tavares da-
dc.description.resumoA educação é um direito garantido a todos os cidadãos brasileiros pela Constituição de 1988, porém ainda é possível visualizar altas taxas de analfabetismo, principalmente junto a população com maior faixa etária. Essas taxas tornam-se mais desafiantes ainda no contexto do campo, onde há uma evasão escolar maior devido a necessidade de trabalhar. O homem e a mulher do campo se veem, em muitos casos, na posição de desistir da escola para ajudar no sustento da família, trabalhando principalmente na agricultura. Essa parcela da população demanda propostas pedagógicas voltadas para suas peculiaridades, onde se priorize a valorização de suas lutas e vivências culturais no campo. A Educação do Campo surge como uma alternativa para atendimento das particularidades desses sujeitos sociais. Estes são, muitas vezes, atendidos por diversos projetos, instituições e escolas voltadas para a valorização do sujeito do campo. Entre eles temos o SERTA - Serviço de Tecnologia Alternativa, localizado no Estado de Pernambuco. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo central apresentar um relato da experiência protagonizada pelo SERTA enquanto possibilidade de sentir, pensar e agir em torno da educação de pessoas jovens e adultas no campo. No que tange ao processo metodológico, optamos pela pesquisa de natureza qualitativo-interpretativa, valendo-se, para isso, de fontes bibliográficas para a elaboração do referencial teórico, respaldado em estudiosos da área, bem como através da apresentação da experiência em sala de aula. Como resultados obtidos, verificou-se que, a proposta político pedagógica apresentada pelo SERTA, com foco construção de uma autonomia do sujeito do campo é de extrema importância política, ética e formativa, valorizando os saberes, sua maneira de pensar, agir e sentir.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RGA12012023.pdf2,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons