Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25702| Tipo: | TCC |
| Título: | A educação de pessoas jovens e adultas no campo: a experiência do SERTA – Serviço de Tecnologia Alternativa/Pernambuco |
| Autor(es): | Antunes, Rilandia Graciliano |
| Primeiro Orientador: | Silva, Alexandre Magno Tavares da |
| Resumo: | A educação é um direito garantido a todos os cidadãos brasileiros pela Constituição de 1988, porém ainda é possível visualizar altas taxas de analfabetismo, principalmente junto a população com maior faixa etária. Essas taxas tornam-se mais desafiantes ainda no contexto do campo, onde há uma evasão escolar maior devido a necessidade de trabalhar. O homem e a mulher do campo se veem, em muitos casos, na posição de desistir da escola para ajudar no sustento da família, trabalhando principalmente na agricultura. Essa parcela da população demanda propostas pedagógicas voltadas para suas peculiaridades, onde se priorize a valorização de suas lutas e vivências culturais no campo. A Educação do Campo surge como uma alternativa para atendimento das particularidades desses sujeitos sociais. Estes são, muitas vezes, atendidos por diversos projetos, instituições e escolas voltadas para a valorização do sujeito do campo. Entre eles temos o SERTA - Serviço de Tecnologia Alternativa, localizado no Estado de Pernambuco. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo central apresentar um relato da experiência protagonizada pelo SERTA enquanto possibilidade de sentir, pensar e agir em torno da educação de pessoas jovens e adultas no campo. No que tange ao processo metodológico, optamos pela pesquisa de natureza qualitativo-interpretativa, valendo-se, para isso, de fontes bibliográficas para a elaboração do referencial teórico, respaldado em estudiosos da área, bem como através da apresentação da experiência em sala de aula. Como resultados obtidos, verificou-se que, a proposta político pedagógica apresentada pelo SERTA, com foco construção de uma autonomia do sujeito do campo é de extrema importância política, ética e formativa, valorizando os saberes, sua maneira de pensar, agir e sentir. |
| Abstract: | Education is a right guaranteed to all Brazilian citizens by the 1988 Constitution, but it is still possible to see high rates of illiteracy, especially among the older population. These rates become even more challenging in the rural context, where there is a greater dropout rate due to the need to work. The man and woman of the countryside find themselves, in many cases, in the position of destroying the school to help support the family, working mainly in agriculture. This issue of the population demands requests for education, where priority is given to valuing their struggles and cultural cultures in the countryside. Rural Education emerges as an alternative to attend these social people. These, many times, are attended by several projects, institutions and schools that happen to value what they do. Among them we have SERTA - Alternative Technology Service, located in the State of Pernambuco. In this sense, the main objective of this article is to present an account of the experience carried out by SERTA as a possibility of feeling, thinking and acting around the education of young people and adults in the countryside. Regarding the methodological process, we opted for research of a qualitative-interpretative nature, making use of bibliographic sources for the elaboration of the theoretical framework, supported by the methodology of the area, as through the presentation of the experience in the classroom. The political proposal presented by SERTA, focusing on the construction of an autonomy of the field process is importance, ethical and formative, valuing knowledge. |
| Palavras-chave: | Educação do campo Educação de jovens e adultos Serviço de Tecnologia Alternativa - SERTA |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25702 |
| Data do documento: | 7-Dez-2022 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RGA12012023.pdf | 2,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
