Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25705
Tipo: TCC
Título: O movimento Empresa Júnior nos cursos de Relações Internacionais: formação complementar, breve panorama nacional e relato de experiência de intervenção na Líderi Consultoria Internacional
Autor(es): Silva, Juliana Lima.
Primeiro Orientador: Alves, Elia Elisa Cia.
Resumo: O bacharelado de Relações Internacionais é constituído por uma matriz curricular majoritariamente teórica e abrangente, o que abre precedentes para que os alunos procurem e desenvolvam competências e habilidades, por intermédio de atividades complementares. Nesse sentido, este artigo tecnológico busca averiguar de que modo a atividade extensionista, da empresa júnior Líderi Consultoria Internacional, contribuiu na formação complementar dos estudantes de Relações Internacionais da UFPB. Além disso, apresentar a consolidação do Movimento Empresa Júnior no Brasil, especificamente no bacharelado de Relações Internacionais. E, analisar, através de trajetória pessoal, a proposta de intervenção realizada na Líderi Jr., bem como os impactos e resultados nas diferentes instâncias, no ano de 2021. Para tanto, foi empreendido: um panorama de como o Movimento Empresa Júnior se configurou entre os cursos de Relações Internacionais no Brasil; cinco entrevistas semiestruturadas com pessoas relacionadas à história da empresa Líderi Jr.; dois questionários aplicados para mais de 60 membros e ex-membros desta; e a apresentação, mediante relato pessoal e resultados obtidos, das ações intervencionistas desenvolvidas no ano de 2021 na empresa júnior Líderi. A partir da análise das informações coletadas, e das contribuições tecnológicas e sociais da atividade de intervenção, foi constatado a complementaridade da empresa júnior na formação dos bacharéis de Relações Internacionais, por meio do desenvolvimento de habilidades e protagonismo em transformações de impacto.
Abstract: The bachelor degree of International Relations is composed per curriculum mostly theoretical and ample, which makes way for the students to search and develop competencies and abilities through complementary activities. Thereby, this technological article ascertains how the extension activity, of the junior enterprise Líderi Consultoria Internacional, contributed to the complementarity of graduates of International Relations. Furthermore, presents the consolidation process of Junior Enterprise Movement, specifically of the International Relations courses in Brazil. And, analyze, through personal trajectory, the intervention proposition made at Líderi Jr., as well as the impacts and results in the different instances, in the year 2021. Therefore, was undertaken: a panorama of how the Junior Enterprise Movement sets up amid the courses of International Relations in Brazil; five semi structured interviews with people related to the junior enterprise history, Líderi Jr.; two questionnaires applied for more than 60 members and former members of this; and the presentation, via personal report and obtained results, of interventionist actions developed in the year 2021, within Líderi junior enterprise. As a result of analysis of the information collected, and the technological and social contributions of the intervention activity, it was verified the complementarity of junior enterprise on the graduation of college students of the International Relations course, through the development of skills and leadership in impactful transformations.
Palavras-chave: Complementaridade em Relações Internacionais.
Intervenção empresarial.
Líderi Consultoria Internacional.
Movimento Empresa Júnior.
Empresa Júnior - panorama nacional.
Relações Internacionais.
CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Relações Internacionais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25705
Data do documento: 1-Dez-2022
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JLS17012023.pdf999,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons