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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2574
Tipo: TCC
Título: A educação estatística no ciclo da alfabetização: problematizando os gráficos
Autor(es): Arruda, Thaline Cabral
Primeiro Orientador: Azeredo, Maria Alves de
Resumo: O presente trabalho tem como tema elementos da Educação Estatística no Ciclo de Alfabetização. Aborda o percurso histórico de sua a inclusão no âmbito escolar; da regulamentação desse conteúdo em documentos oficiais de currículo, na perspectiva de um ensino para a cidadania; da formação do professor e da introdução de gráficos na escola. O objetivo dessa pesquisa foi identificar a contribuição da problematização no trabalho com gráficos, na compreensão de conceitos da Educação Estatística no Ciclo de Alfabetização. Por meio de uma pesquisa de caráter qualitativo e participante foram aplicadas atividades envolvendo gráficos em uma turma do 3o ano de uma escola pública de João Pessoa. Para a elaboração desse estudo utilizamos como principais fontes teóricas Guimarães (2009), Selva (2009), Lopes (2004), Lopes e Carvalho (2005), Gitirana (2014), Guimarães e Oliveira (2014), os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) e os Elementos Conceituais e Metodológicos para Definição dos Direitos de Aprendizagem (BRASIL, 2012). Constatamos que a construção, leitura e interpretação de gráficos são processos complexos para as crianças, principalmente quando apresentam valores implícitos e quando se exige comparação e combinação de valores no campo aditivo. Para contribuir na desenvoltura dos alunos, é necessário que o professor enfatize cada vez mais, estes aspectos, principalmente com gráficos construídos a partir de interesses pertinentes a esse nível de escolaridade.
Abstract: The present work has the theme of Statistical Education in the Literacy Cycle. It addresses the historical path of its inclusion in the school context; The regulation of this content in official curriculum documents, with a view to teaching citizenship; Teacher training and the introduction of graphics in school. The objective of this research was to identify the contribution of the problematization in the work with graphs, in the understanding of concepts of Statistical Education in the Literacy Cycle. Through a qualitative and participatory research, activities involving graphics were applied in a class of the 3rd year of a public school in João Pessoa. For the elaboration of this study we use as main theoretical sources Guimarães (2009), Selva (2009), Lopes (2004), Lopes and Carvalho (2005), Gitirana (2014), Guimarães and Oliveira (2014), National Curricular Parameters , 1997) and the Conceptual and Methodological Elements for the Definition of Learning Rights (BRAZIL, 2012). We found that the construction, reading and interpretation of graphs are complex processes for children, especially when they have implicit values and when comparing and combining values in the additive field is required. To contribute to the students' resourcefulness, it is necessary for the teacher to emphasize these aspects more and more, especially with graphs constructed from interests pertinent to this level of schooling.
Palavras-chave: Alfabetização matemática
Alfabetização
Educação estatística
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2574
Data do documento: 6-Jun-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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