Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2576| Tipo: | TCC |
| Título: | As contribuições da área de aprofundamento em educação especial para a formação do pedagogo inclusivo |
| Autor(es): | Vieira, Taiane Beatriz de Araújo |
| Primeiro Orientador: | Santiago, Sandra Alves da Silva |
| Resumo: | A Educação Especial é uma área que precisa de um olhar atento as suas mudanças, necessidades e cooperações e um dos seus objetivos centrais é a inclusão. Com isso, o objetivo desse trabalho é mostrar a importância e as contribuições da área de aprofundamento em Educação Especial ofertada pelo curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba (campus I - CE) para a formação de pedagogos/as inclusivos/as. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, além de uma pesquisa de campo com uma amostra de 40 estudantes da área de aprofundamento em Educação Especial, a fim de investigar o olhar desses estudantes sobre os conhecimentos adquiridos, ao final do período. Nessa etapa da pesquisa, fez-se uso de questionário estruturado contendo três (3) questões abertas. Os resultados demostraram que essa área tem um papel fundamental na construção de um profissional que busca uma educação que seja voltada, de fato, para uma inclusão acessível a todos, independente de suas características e singularidades |
| Abstract: | The Special Education is an area that needs a close look at your changes, necessities and cooperations and one of your core goals is the inclusion. The aim of this work is to show the importance and the contributions of the area of deepening in Special Education offered by the Pedagogy course of the Universidade Federal da Paraíba (Campus I - CE) for the formation of inclusive pedagogues. In order to do so, a bibliographical research on the subject was carried out, as well as a field research with a sample of 40 students from the area of deepening in Special Education, in order to investigate the look of these students on the acquired knowledge, at the end of the period. At this stage of the research, a structured questionnaire containing three (3) open questions was used. The results showed that this area plays a fundamental role in the construction of a professional who seeks an education that is, in fact, aimed at an inclusion accessible to all, regardless of its characteristics and singularities. |
| Palavras-chave: | Educação especial Educação inclusiva Formação docente |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2576 |
| Data do documento: | 31-Mai-2017 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TBAV20062017.pdf | 545,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
