Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25761
Tipo: TCC
Título: A relação teoria e prática no estágio supervisionado em educação infantil
Autor(es): Alcantara, Joyce Rodrigues Silva
Primeiro Orientador: Miranda, Maria da Conceição Gomes de
Resumo: O Estágio Supervisionado Curricular é uma disciplina obrigatória e configura-se como um importante instrumento teórico-prático nos cursos de formação de professores, permitindo a iniciação à docência e articulação com a teoria e prática. O presente trabalho possui como objetivo debater a relação teoria e prática que foi construída através do Estágio Supervisionado na Educação Infantil, especificamente no que tange a superação da dicotomia entre teoria e prática e as contribuições da referida disciplina para a formação do pedagogo. Levando em consideração o importante papel que a legislação educacional brasileira desempenhou, com o intuito de melhoria do Estágio Supervisionado, da Educação Infantil e dos cursos de formação de professores, especificamente, o curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba, abordado neste trabalho. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio da pesquisa documental, onde o objeto da pesquisa foi o estágio supervisionado, buscando descrever e analisar os fenômenos ocorridos na época em que aconteceu o estágio supervisionado na Educação Infantil. A pesquisa documental possui como base a análise de documentos tais como: Projeto Político do Curso de Pedagogia, Plano de curso da disciplina de Estágio Supervisionado II, em Educação Infantil o meu Relatório de Estágio Supervisionado em Educação Infantil e meu Plano de Atividades de Estágio (PAE). Nos quais os elementos de análise documental versam sobre: Tempo no campo de Estágio, carga horária da disciplina, a fundamentação teórica para o estágio supervisionado na educação Infantil, a elaboração do plano de atividades (PAE) para as regências, o espaço do infantil III, as relações e minha intervenção e por fim, as práticas pedagógicas das regências na educação infantil.
Abstract: The Curricular Supervised Internship is a mandatory discipline and is configured as an important theoretical-practical instrument in teacher training courses, allowing initiation to teaching and articulation with theory and practice. The present work aims to debate the relationship theory and practice that was constructed through the Supervised Internship in Early Childhood Education, specifically with regard to overcoming the dichotomy between theory and practice and the contributions of this discipline to the formation of the pedagogue. Taking into account the important role that the Brazilian educational legislation played, with the aim of improving supervised internship, early childhood education and teacher training courses, specifically, the Pedagogy Degree course of the Federal University of Paraíba, addressed in this work. This is a qualitative research, carried out through documentary research, where the object of the research was the supervised internship, seeking to describe and analyze the phenomena that occurred at the time the supervised internship occurred in Early Childhood Education. The documentary research is based on the analysis of documents such as: Political Project of the Pedagogy Course, Course Plan of supervised internship ii, in early childhood education my Supervised Internship Report in Early Childhood Education and my Internship Activity Plan (PAE). In which the elements of documentary analysis deal with: Time in the field of Internship, workload of the discipline, the theoretical foundation for the supervised internship in early childhood education, the elaboration of the activity plan (PAE) for the regency, the space of the child III, the relationships and my intervention and finally, the pedagogical practices of regency in early childhood education.
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Educação infantil
Relação teoria e prática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25761
Data do documento: 15-Dez-2022
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JRSA12012023.pdf7,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons