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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2582
Tipo: TCC
Título: Contribuições do pedagogo empresarial na perspectiva da inclusão de surdos
Autor(es): Ataide, Nyedja Dylanne Nunes
Primeiro Orientador: Nóbrega, Valdo Ribeiro Resende da
Resumo: No cenário nacional, a Pedagogia Empresarial tem se mostrado bastante promissora. Sendo utilizada como suporte para um trabalho mais humanizado, que enxerga o indivíduo como ser humano dotado de sentimentos, não uma máquina. A inclusão das pessoas com deficiência também tem tido destaque nesse cenário. O objetivo desse trabalho é saber como o pedagogo empresarial pode contribuir na perspectiva da inclusão dos surdos. A metodologia adotada é a pesquisa bibliográfica. Durante o levantamento bibliográfico, selecionamos e analisamos alguns materiais de teóricos tais como: Libâneo (2002), Holtz (1999), Machado (2008) e Santiago (2010), e também documentos oficiais como a Lei no10. 436 (2002) que dispõe acerca da Língua Brasileira de Sinais, Lei no 8.213 (1991) que trata sobre a contratação de pessoas com deficiência nas empresas e a Lei no 13.146 (2015) que Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Estes tratam da pedagogia empresarial e da inclusão de pessoas com deficiência, como também, especificamente sobre pessoas surdas. Vale salientar que visamos como contribuição deste trabalho além de expor as análises das contribuições do pedagogo empresarial no tocante à inclusão de pessoas surdas, motivar a sociedade a ter um olhar sensível para as pessoas surdas e com deficiências diversas, buscando uma real inclusão.
Abstract: In the national scenario, Business Pedagogy has been very promising. Being used as support for a more humanized work, which sees the individual as a human being with feelings, not a machine. The inclusion of people with disabilities has also been highlighted in this scenario. The objective of this work is to know how the business educator can contribute in the perspective of the inclusion of the deaf. The methodology adopted is the bibliographical research. During the bibliographical survey, we selected and analyzed some theoretical materials such as: Libâneo (2002), Holtz (1999), Machado (2008) and Santiago (2010), as well as official documents such as Law 10. Law No. 8,213 (1991), which deals with the hiring of people with disabilities in companies and Law No. 13,146 (2015), which establishes the Brazilian Law on the Inclusion of Persons with Disabilities ( Statute of the Person with Disability). These deal with business pedagogy and the inclusion of people with disabilities, as well as specifically about deaf people. It is worth emphasizing that we aim to contribute to this work, besides exposing the analyzes of the contributions of the business pedagogues regarding the inclusion of deaf people, motivating society to take a sensitive look at deaf and handicapped people, seeking a real inclusion.
Palavras-chave: Pedagogia empresarial
Inclusão
Surdez
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2582
Data do documento: 5-Jun-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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