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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2584| Tipo: | TCC |
| Título: | Políticas educacionais no contexto educação infantil: contribuições para a profissionalização docente |
| Autor(es): | Camboim, Maria Gorete Pereira |
| Primeiro Orientador: | Sousa, Nádia Jane de |
| Resumo: | O presente trabalho versa acerca de um estudo sobre os documentos que direcionam as politicas educacionais para a Educação Infantil e como as práticas pedagógicas para o profissional docente, que ao longo de muito tempo era dispersa no Brasil, foram organizadas e construídas para essa referida etapa. Nesse sentido, o objetivo geral desse trabalho foi de analisar como os documentos que regem a Educação Infantil no Brasil, especificamente o RCNEI, o PQNEI e a DCNEI, propõem como o profissional docente deve atuar na profissão, seguindo as proposta pedagógicas para a promoção do ensino para a Educação Infantil. Os contextos ora enfatizados se baseiam na direção das competências para o ensino, que recebe orientações das políticas educacionais nacionais e locais implementadas pelos entes competentes com regime de colaboração do Distrito Federal, Estados e Munícipios instruídas através dos documentos que direcionam de maneira estruturada, focalizando como deve a educação básica ser considerada. Para a reflexão desse estudo, utilizou-se como recurso metodológico o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI, 1998), como guia e reflexão de cunho educacional, os Parâmetros Curriculares Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (PNQEI. BRASIL, 2006) e as Diretrizes Curriculares Nacional para Educação Infantil (DCNEI, 2012). Em consonância com os respectivos documentos, para contribuir com o desenvolvimento e um melhor desdobramento dessa temática buscou-se auxilio bibliográfico, fundamentado na reflexão de alguns autores, dentre eles Perrenoud (2000), em site de repositórios virtuais, e artigos. Dessa forma, esse estudo proporcionou a visão de uma conjuntura no cenário da politica educacional infantil na atualidade e uma descrição caracterizando a prática do profissional docente em função de um sistema educativo voltado para os anos iniciais da Educação Infantil. Esse trabalho foi relevante pois, remete a uma reflexão de que educar é um ato de amor e compromisso. |
| Abstract: | No abstract |
| Palavras-chave: | Educação infantil Politicas educacionais Prática educativa |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2584 |
| Data do documento: | 5-Jun-2017 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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