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metadata.dc.type: TCC
Title: Políticas educacionais no contexto educação infantil: contribuições para a profissionalização docente
metadata.dc.creator: Camboim, Maria Gorete Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: Sousa, Nádia Jane de
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Elzanir dos
metadata.dc.contributor.referee2: França, Marlene Helena Oliveira de
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho versa acerca de um estudo sobre os documentos que direcionam as politicas educacionais para a Educação Infantil e como as práticas pedagógicas para o profissional docente, que ao longo de muito tempo era dispersa no Brasil, foram organizadas e construídas para essa referida etapa. Nesse sentido, o objetivo geral desse trabalho foi de analisar como os documentos que regem a Educação Infantil no Brasil, especificamente o RCNEI, o PQNEI e a DCNEI, propõem como o profissional docente deve atuar na profissão, seguindo as proposta pedagógicas para a promoção do ensino para a Educação Infantil. Os contextos ora enfatizados se baseiam na direção das competências para o ensino, que recebe orientações das políticas educacionais nacionais e locais implementadas pelos entes competentes com regime de colaboração do Distrito Federal, Estados e Munícipios instruídas através dos documentos que direcionam de maneira estruturada, focalizando como deve a educação básica ser considerada. Para a reflexão desse estudo, utilizou-se como recurso metodológico o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI, 1998), como guia e reflexão de cunho educacional, os Parâmetros Curriculares Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (PNQEI. BRASIL, 2006) e as Diretrizes Curriculares Nacional para Educação Infantil (DCNEI, 2012). Em consonância com os respectivos documentos, para contribuir com o desenvolvimento e um melhor desdobramento dessa temática buscou-se auxilio bibliográfico, fundamentado na reflexão de alguns autores, dentre eles Perrenoud (2000), em site de repositórios virtuais, e artigos. Dessa forma, esse estudo proporcionou a visão de uma conjuntura no cenário da politica educacional infantil na atualidade e uma descrição caracterizando a prática do profissional docente em função de um sistema educativo voltado para os anos iniciais da Educação Infantil. Esse trabalho foi relevante pois, remete a uma reflexão de que educar é um ato de amor e compromisso.
Abstract: No abstract
Keywords: Educação infantil
Politicas educacionais
Prática educativa
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2584
Issue Date: 5-Jun-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

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