Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25866
Tipo: TCC
Título: O ensino de geografia urbana na ECIT Francisca Ascensão Cunha: uma síntese do estágio supervisionado
Autor(es): Silva, Nelcilene Lima da
Primeiro Orientador: Maia, Doralice Sátyro
Resumo: Neste trabalho apresenta-se uma síntese das ações desenvolvidas, durante o estágio supervisionado, na Educação de Jovens e Adultos da ECIT Francisca Ascensão Cunha. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é do tipo qualitativa e de natureza descritiva, pois visa explorar o tema a partir da descrição do conjunto dos processos analisados e refletidos no transcorrer do processo do estágio supervisionado. Quanto a coleta de dados ocorreu a partir de fontes bibliográficas, documental e da observação sistêmica. A pesquisa está dividida em três partes: na primeira, trata-se da fundamentação teórica. Na segunda parte avalia-se como o Estágio Supervisionado, a EJA e a Geografia Urbana aparecem na matrix curricular do curso de Licenciatura Plena em Geografia da UFPB campus I, relacionando-os a outros fatores, por último analisa-se os impactos desse processo na formação de professores. Na terceira e última parte, descreve-se as ações na escola, dando ênfase às atividades relacionadas a execução de uma sequência didática.
Abstract: This paper presents a synthesis of the actions developed during the supervised internship in Youth and Adult Education at ECIT Francisca Ascensão Cunha. As for the methodological procedures, the research is qualitative and descriptive in nature, as it aims to explore the theme from the description of the set of processes analyzed and reflected in the course of the supervised internship process. As for data collection, it was based on bibliographic and documental sources and systemic observation. The research is divided into three parts: the first part is about the theoretical foundation. The second part evaluates how the Supervised Internship, EJA and Urban Geography appear in the curricular matrix of the Degree Course in Geography of the UFPB campus I, relating them to other factors. In the third and last part, the actions in the school are described, emphasizing the activities related to the execution of a didactic sequence.
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Formação de professores
Ensino de geografia
Educação de jovens e adultos
Supervised internship
Teacher training
Geography teaching
Youth and adult education
Urban geography
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Geociências
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25866
Data do documento: 6-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NLS20012023.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.