Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25903| Tipo: | TCC |
| Título: | Engajamento acadêmico na perspectiva dos/as concluintes do curso de Pedagogia da UFPB |
| Autor(es): | Santos, Cícera Natália Ladislau dos |
| Primeiro Orientador: | Silva, Jeane Félix da |
| Resumo: | O engajamento acadêmico no processo formativo, particularmente na Educação Superior, é de suma importância para o desenvolvimento da autonomia discente e para a participação ativa do/a estudante em sua própria aprendizagem. Contudo, engajar-se em seu próprio processo formativo é um fator complexo que envolve diferentes elementos, contextos e possibilidades. Assim, este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo central: analisar o engajamento na perspectiva dos/as estudantes concluintes do Curso de Pedagogia do Campus I da Universidade Federal da Paraíba. Além disso, a pesquisa tem como objetivos específicos: mapear as estratégias acionadas pelos/as discentes para acompanhar as atividades curriculares e extracurriculares do curso; e refletir sobre os desafios e possibilidades para o comprometimento formativo na perspectiva dos/as concluintes do Curso de Pedagogia. Do ponto de vista metodológico, para alcançar os objetivos propostos, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, na qual a produção do material empírico foi efetivada por meio da aplicação de um questionário virtual, via formulário no Google Forms, direcionado aos/as estudantes concluintes de Pedagogia, no recorte temporal do período de 2021.2. Como resultado, é possível perceber que o engajamento é uma estratégia importante para promover aprendizagem, envolvimento acadêmico e permanência estudantil. Inclusive, os/as estudantes concluintes do Curso de Pedagogia, participantes desta pesquisa, reconhecem o engajamento como um fator que faz diferença no processo formativo, entretanto apontam que é um grande desafio para eles/as manterem-se engajados/as na vida universitária com tantas dificuldades sociais e econômicas que lhes atravessam. Nesse sentido, consideramos que os/as profissionais da Pedagogia são fundamentais para promover educação com qualidade social e, por isso, reforçamos a importância de receberem formação sólida, o que demanda, necessariamente, engajamento acadêmico. |
| Abstract: | Ostudent engagement during the formative process, particularly in Higher Education, is of paramount importance for the development of student autonomy and for the active participation of the student in his/her own learning. Engaging in your own training process is a complex factor that involves different elements, contexts and possibilities. Thus, this Course Completion Work (TCC) has as its central objective: to analyze engagement from the perspective of students completing the Pedagogy Course at Campus I of the Federal University of Paraíba. In addition, the research has the following specific objectives: to map the strategies used by the students to monitor the course's curricular and extracurricular activities; and reflect on the challenges and possibilities for training commitment from the perspective of graduates of the Pedagogy Course. From the methodological point of view, to achieve the proposed objectives, a qualitative and quantitative research was developed, in whichthe production of empirical materialwas carried out through the application of a virtual questionnaire, through a form on Google Forms, directed to graduating Pedagogy students, in the time frame of the period 2021.2. As a result, it is possible to see that engagement is an important strategy to promote learning, academic involvement and student retention. Even the students completing the Pedagogy Course, participants in this research, recognize engagement as a factor that makes a difference in the training process, however they point out that it is a great challenge for them to remain engaged in university life with so many social and economic difficulties that cross them. In this sense, we believe that Pedagogy professionals are fundamental to promoting education with social quality and, therefore, we reinforce the importance of receiving solid training, which necessarily demands. |
| Palavras-chave: | Engajamento acadêmico Educação superior Aprendizagem |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25903 |
| Data do documento: | 2023 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CNLS13012023.pdf | 2,83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
