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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25931
Tipo: | TCC |
Título: | A EDUCAÇÃO POPULAR NA PÓS-GRADUAÇÃO DE PERNAMBUCO: um estudo nas áreas de Serviço Social e Educação (1980-2020) |
Autor(es): | ALVES, FRANCIELE LOURENÇO |
Primeiro Orientador: | Machado, Aline Maria Batista |
Resumo: | O interesse na realização do presente estudo que versa sobre a relação entre Educação Popular e Serviço Social advém da participação no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular, Serviço Social e Movimentos Sociais – GEPEDUPSS, o qual desenvolve um estudo sobre a temática em todo território brasileiro. A presente pesquisa teve como objetivo realizar um estudo da produção acadêmica sobre educação popular nas pós-graduações públicas de Serviço Social e Educação no estado de Pernambuco entre os anos de 1980 e 2020. Para tanto, foi realizado um estudo do tipo “estado da arte”, que consistiu no levantamento das dissertações e teses do estado de Pernambuco nas áreas de Serviço Social e Educação entre o período de 1980 e 2020. Em termos de metodologia a pesquisa realizada foi de tipo exploratório e bibliográfico com uma abordagem quali-quantitativa, ancorada no referencial teórico-crítico do materialismo histórico-dialético, por entendermos que este referencial viabiliza a compreensão dos processos sociais numa perspectiva crítica e de totalidade, que vai além do imediatismo. Para a coleta dos dados referentes aos anos de 1980 à 2010 utilizamos três relatórios de inciação científica (PIBIC/CNPQ) que são produções vinculadas a pesquisa do GEPEDUPSS, assim analisamos os relatórios de Sousa (2013), que coletou dados no recorte temporal(1980-1989), Silva (2013), que coletou dados entre (1990-1999) e Araújo(2013) pesquisou entre (2000-2010), e para o recorte de 2011 à 2020 investigamos o portal da Biblioteca Digital Brasileira de teses e dissertações–BDTD, o banco de teses do portal da CAPES, bem como, pesquisas nos sites, repositórios e bibliotecas virtuais das pós-graduações em questão. Como resultados, o estudo possibilitou a localização de quarenta (40) produções nas áreas de educação (90%) e na área de serviço social (10%), a maioria das publicações advém da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que participa em 95% nos resultados da pesquisa. Analisamos que no recorte temporal a maior parte dos trabalhos são publicados por mulheres (75%) e cerca de 95% das produções seguem um referencial crítico, aticulando temas importantes como as práticas educativas e/ou os movimentos sociais, por exemplo, à Educação Popular. Isso posto, os resultados obtidos nos permitem apontar que, apesar de relevante, visto que estimula a educação dialógica, crítica, dialética e que considera os saberes populares tanto quanto os científicos, a educação popular tem sido uma temática pouco debatida na área do Serviço Social de Pernambuco. Mas permanece presente na área de Educação reafirmando sua perspectiva crítica. |
Abstract: | . |
Palavras-chave: | Educação popular. Pós-Graduação. Serviço Social |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicologia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25931 |
Data do documento: | Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Serviço Social |
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