Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25948
Tipo: | TCC |
Título: | A transferência na relação pedagógica: um olhar à luz da psicanálise |
Autor(es): | Silva, Ginaldo José Alves da |
Primeiro Orientador: | Olegário, Maria da Luz |
Resumo: | O trabalho que se apresenta tem por objetivo compreender o fenômeno que, na Psicanálise é chamado transferência, como esta se apresenta na relação pedagógica, especialmente, na relação professor (a) aluno (a), como se instalam seus possíveis desdobramentos e suas influências nas aprendizagens. A pesquisa é bibliográfica, portanto, apoiada em bases teóricas da Educação e da Psicanálise. Busca evidenciar que,sendo toda ação educativa, antes de tudo, uma relação humana/social, intersubjetiva, afetiva, não é restrita ao domínio da razão/cognição; a todo momento está vinculada à processos inconscientes, que afetam de maneira positiva ou negativa as relações docentes/discentes e, por consequência as experiências de aprendizagens. O trabalho intenciona apresentar a relevância dessa perspectiva para discussão e como sobre se faz possibilidade de mediação das ações pedagógicas. |
Abstract: | The aim of this work is to understand the phenomenon that in psychoanalysis iscalled transference, how it is presented in the pedagogical relationship, especially in the teacher/student relationship, how it is installed, its possible consequences and its influences on learning. The theme has bibliographical research as methodology, supported by theoretical bases of education and psychoanalysis theory. It seeks to show that, as every educational action is, aboveall, a human/social, intersubjective, affective relationship it is not restricted to the domain of reason/cognition; at all times it is linked to unconscious processes, which positively or negatively affect teacher/student relationships and, consequently, learning experiences. The work intends to present the relevance of this perspective for discussion as about a possibility of mediation of pedagogical actions. |
Palavras-chave: | Psicanálise Relação pedagógica Aprendizagens Tranferência - psicanálise |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25948 |
Data do documento: | 15-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GJAS16012023.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons