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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26073| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Estratégias didáticas para a promoção da educação sexual no ensino médio |
| Autor(es): | Vale, Ilca Mendes |
| Primeiro Orientador: | Santos, Fábio Marcel da Silva |
| Resumo: | A adolescência é um período marcado por conflitos psicoemocionais e alterações fisiológicas relevantes na formação integral do jovem, sendo imprescindível nesta fase o acesso a conhecimentos e informações confiáveis, sobre a sua sexualidade, consolidada por meio de manifestações variadas, com consequências indesejadas. Nessa perspectiva, a escola representa um espaço privilegiado para o desenvolvimento de um trabalho em educação sexual, que é um processo norteador para atitudes do estudante, cabendo ao professor facilitar a construção desses conhecimentos. Sendo a educação sexual um processo que busca conduzir o ser humano a atitudes eficazes no âmbito da sexualidade, tanto indivídual, quanto socialmente, entende-se que seu estudo necessita de uma abordagem diferenciada. O presente trabalho objetivou desenvolver estratégias didático-pedagógicas para promover a educação sexual no ensino médio visando a orientação de práticas responsáveis na adolescência, como prevenção de gravidez precoce e aquisição de IST. O trabalho foi desenvolvido com estudantes da terceira série do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Estevam Marinho, localizada no município de São Gonçalo-PB, no período de junho a setembro de 2021. Os procedimentos metodológicosforam divididos em cinco etapas e de forma remota por meio do Google Meet, Google Classroome Whatsapp envolvendo a aplicação de questionários, aulas dialogadas, palestra e oficina. Visando auxiliar a práxis dos professores de Biologia, foi produzido um Guia Metodológico que poderá servir de bússola no estudo sobre educação sexual. Observou-se que a sequência didática aplicada proporcionou avanços no desenvolvimento da aprendizagem, criatividade, autonomia e protagonismo discentes, e assim, permitindo a reflexão sobre a importância dessa estratégia para a aprendizagem mais acessível e dinâmica sobre a educação sexual. |
| Abstract: | Adolescence is a period marked by psycho-emotional conflicts and relevant physiological changes in the integral formation of young people, being essential at this stage the access to reliable knowledge and information about their sexuality, consolidated through various manifestations, with unwanted consequences. From this perspective, the school represents a privileged space for the development of work in sex education, which is a guiding process for student attitudes, and it is up to the teacher to facilitate the construction of this knowledge. As sex education is a process that aims to guide the human being to responsible practices, in the field of sexuality, both individually and socially it is understood that its study needs a different approach. The present work aimed to develop didactic-pedagogical strategies to promote sex education in high school aiming to guide responsible practices in adolescence as prevetion of early pregnancy and STI acquisition. The work was carried out with students from the senior year of high school at the Estevam Marinho State School of Elementary and High School, located in the municipality of São Gonçalo-PB, from June to September 2021. The methodological procedures were divided into five stages and remotely through Google Meet, Google Classroom and WhatsApp involving the application of questionnaires, dialogued classes, lecture and workshop. Aiming to help Biology teachers' praxis, aMethodological Guide was produced that may serve as a compass in the studyof sex education.It was observed that the applied didactic sequence provided advances in the development of learning, creativity, autonomy and student protagonism, and thus, allowing reflection on the importance of this strategy for a more accessible and dynamic learning about sex education. |
| Palavras-chave: | Educação sexual - Ensino médio Gravidez precoce - Prevenção Sexualidade - Adolescentes Protagonismo estudantil Sex education - High School Early pregnancy - Prevention Sexuality - Teenagers Student protagonism Aprendizagem significativa Meaningful learning |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Biologia Molecular |
| Programa: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26073 |
| Data do documento: | 17-Ago-2022 |
| Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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