Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2609
metadata.dc.type: TCC
Title: PIBID e formação inicial de língua inglesa: as reflexões e os saberes em foco
metadata.dc.creator: Silva, Eduardo Oliveira da
metadata.dc.contributor.advisor1: Dourado, Maura Regina da Silva
metadata.dc.description.resumo: Tendo em vista os diversos aspectos que permeiam a docência na formação inicial, o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo discutir as ações desenvolvidas no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) enquanto espaço de construção de saberes da docência, mobilizados pelos bolsistas do subprojeto Letras-Inglês, situado no campus I da Universidade Federal da Paraíba. A pesquisa configura-se como documental no que tange à explanação do PIBID em um panorama nacional e, posteriormente, em nível local, mas, também, como exploratória, de natureza qualitativa, à medida que explana e discute as experiências e os saberes experienciais construídos no seio do subprojeto. Fazendo um recorte a partir de onze (11) participantes do subprojeto, a pesquisa direcionou-se para o corpus composto de relatórios anuais, produzidos pelos participantes, com o objetivo de investigar como o subprojeto PIBID configura-se enquanto espaço de construção de saberes docentes na formação inicial. A análise revela que as experiências dos professores em formação configuram-se como os saberes denominados experienciais (cf. TARDIF, 2013).
Abstract: Considering several aspects that permeate teaching in a pre-service context, the present term paper aims to discuss the Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation as a space for building teaching skills, and how they are put into use by its scholarship holders, who partake the English subproject located on campus I of the Federal University of Paraíba. This research is not the only documentary as it regards to the explanation of PIBID in a national panorama, but it also explores the theme locally. In an explorative and qualitative way, it explains how students’ experiential knowledge is built. This research focuses on annual reports produced by eleven pre-service teachers, with the objective of identifying how PIBID subproject constitutes itself a formative space for knowledge building in teacher education ( TARDIF, 2013). It is revealed that the experiences built in the pre-service work are configured as the so-called experiential knowledge by Tardif (ibid.).
Keywords: PIBID (Programa de Bolsas de Inciação à Docência)
Saberes docentes
Reflexão
Docência - Formação inicial
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Estrangeiras Modernas
metadata.dc.rights: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2609
Issue Date: 30-Nov-2016
Appears in Collections:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EOS27012017.pdf1,21 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons