Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26098
Tipo: Dissertação
Título: Diálogo freiriano e charges no ensino de História: uma perspectiva de aprendizagem na aula de História
Autor(es): Cabral, Itamar Benedito Araújo
Primeiro Orientador: Santos Neto, Martinho Guedes dos
Resumo: O presente estudo se propõe a analisar e aplicar a proposta dialógica de Paulo Freire no ensino de História como instrumento de aprendizagem, tendo por base suas obras: “Pedagogia do Oprimido”, de 2019, e “Educação como Prática da Liberdade”, de 1976. Para instrumentalizar o diálogo recorremos ao uso de charges, que trazem um conteúdo não só com texto escrito, mas também, imagens e caricaturas, a fim de contribuir para que os professores de História da educação básica realizem aulas dialogadas, cuja perspetiva seja a de promover o ensino- aprendizagem e a relação docente/discente de forma horizontal. Dessa forma, esta pesquisa busca contribuir para que as aulas dialogadas no ensino de História, com a utilização de charges, estabeleçam uma relação problematizadora e de ensino-aprendizagem, com a participação dos alunos em sala de aula, que fomente uma proposta de aprendizagem mais democrática e crítica, fazendo o discente aprender a dizer sua própria palavra. Como procedimento metodológico adotamos uma metodologia de cunho descritivo, por meio de levantamento bibliográfico com uma abordagem quali-quantitativa em autores como: FREIRE (2019); FREIRE (1976); ALBUQUERQUE JÚNIOR (2019); BITTENCOURT (2008).
Abstract: This paper aims to analyze and apply Paulo Freire's dialogical proposal in the teaching of History as a learning tool, based on his works: “Pedagogia do Oprimido”, from 2019, and “Educação como Prática da Liberdade”, from 1976. To promote the dialogue, we resort to the use of cartoons, which bring content not only with written text, but also images and caricatures, in order to help history teachers in basic education carry out dialogued lessons, whose perspective is to promote teaching-learning and the teacher/student relationship in a horizontal way. Therefore, this research aims to contribute in order that the dialogued lessons in the teaching of history, with the use of cartoons, establish a problematizing and teaching-learning relationship, with the participation of students in the classroom, which promotes a more democratic and critical learning proposal, making students learn to say their own words. As a methodological procedure, we adopted a descriptive methodology, through a bibliographic survey with a quali-quantitative approach in authors such as: FREIRE (2019); FREIRE (1976); ALBUQUERQUE JÚNIOR (2019); BITTENCOURT (2008).
Palavras-chave: História - Ensino
Ensino de história - Paulo Freire
Diálogo - Uso de charges
Aula dialogada - História - Aprendizagem
History - Teaching
Teaching History - Paulo Freire
Dialogue - Use of cartoons
Dialogue class - History - Learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: História
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26098
Data do documento: 29-Ago-2022
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ItamarBeneditoAraújoCabral_Dissert.pdf2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons