Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26203
Tipo: TCC
Título: Formação docente: um relato autoetnográfico no comitê de inclusão e acessibilidade da UFPB
Autor(es): Silva, Maria Sonia Lopes da
Primeiro Orientador: Daxenberger, Ana Cristina Silva
Resumo: O presente artigo, constitui-se por meio de um relato autoetnográfico de uma graduanda do curso de Ciências Biológicas durante a sua atuação como estagiária no Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA) da Universidade Federal da Paraíba- Campus II, localizada no município de Areia-PB. O Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA) é uma assessoria especial vinculada diretamente ao gabinete da reitoria, a qual oferece apoio aos estudantes, técnicos administrativos e professores com deficiência. O relato de experiência tem como objetivo, analisar a formação do professor de biologia sob uma perspectiva, visto que o professor possui um papel importante no processo de ensino e aprendizagem e a sua formação tem se tornado assunto bastante debatido em pesquisas recentes. Através do estágio não obrigatório, foi possível compreender a sua importância para a formação profissional, política e social da graduanda, de modo a promover o desenvolvimento de habilidades necessárias para a resolução de problemas e desenvolvimentos de estratégias para atendimento ao público, organização, melhoria na escrita e na comunicação, no desenvolvimento do senso crítico a respeito das políticas públicas, sobretudo as de inclusão.
Abstract: This article is constituted through an autoethnographic report of a graduate of the Biological Sciences course during her work as an intern in the Inclusion and Accessibility Committee (IAC) of the Federal University of Paraíba - Campus II, located in the city of Areia -PB. The Inclusion and Accessibility Committee (IAC) is a special consultancy directly linked to the rectory's office, which offers support to students, administrative staff and teachers with disabilities. The experience report aims to analyze the formation of the biology teacher from an inclusive perspective, since the teacher has an important role in the teaching and learning process and his formation has become a subject much debated in recent research. Through the non-mandatory internship, it was possible to understand its importance for the professional, political and social formation of the undergraduate student, in order to promote the development of skills necessary for solving problems and developing strategies for serving the public, organization, improvement in writing and communication, in the development of a critical sense regarding public policies, especially as regards inclusion.
Palavras-chave: Políticas de inclusão
Estágio não obrigatório
Ciências biológicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Fundamentais e Sociais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26203
Data do documento: 13-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MSLS07022023-MB274.pdf438,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons