Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26275
Tipo: TCC
Título: A ludicidade como aliada no ensino da língua inglesa na educação infantil: um breve relato de experiência docente
Autor(es): Lima, Alana Stephanne Araújo
Primeiro Orientador: Dias, Sandra Maria Araújo
Resumo: O ensino da língua inglesa desde a educação infantil é essencial para o aprendizado e desenvolvimento da criança, que traz para ela grandes benefícios e oportunidades futuramente em sua vida adulta. Nesse sentido, é importante analisar as implicações pedagógicas do ensino de língua inglesa na educação infantil. Para isso, fundamentamos esta pesquisa nos estudos sobre educação infantil (CILNARIA, 2021; PENFIELD; ROBERTS, 1967; MURÁNYI; VERA, 2022), ensino de língua inglesa na educação infantil (FERREIRA, 2020; KALVA; FERREIRA, 2011; MUNIZ, 2019), ludicidade no ensino de inglês na educação infantil (LUCKESI, 2014; ILDA NETA; ALMEIDA, 2020). Deste modo, foi realizada esta pesquisa que se trata de um estudo de caso, de natureza qualitativa, acerca de uma experiência docente nas aulas de inglês na educação infantil. A partir desse estudo, foi possível verificar o papel da ludicidade na aprendizagem de inglês para as crianças, que possibilita uma maneira divertida e satisfatória de aprender uma nova língua.
Abstract: The teaching of the English language since kindergarten is essential for the child's learning and development, which brings great benefits and opportunities in their adult life in the future. In this sense, It is important to analyze the pedagogical implications of teaching English in early childhood education. For this, we base this research on studies on early childhood education (CILNARIA, 2021; PENFIELD; ROBERTS, 1967; MURÁNYI; VERA, 2022), English language teaching in early childhood education (FERREIRA, 2020; KALVA; FERREIRA, 2011; MUNIZ, 2019 ), playfulness in teaching English in early childhood education (LUCKESI, 2014; ILDA NETA; ALMEIDA, 2020). Thus, the research can be defined as a case study of a qualitative nature which deals with a teaching experience in an English class for little kids. From this study, it was possible to verify the role of playfulness in English learning for children, which enables a fun and satisfying way of learning a new language.
Palavras-chave: Língua inglesa
Educação infantil
Métodos lúdicos
Oralidade
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26275
Data do documento: 13-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlanaStephanneAraújoLima_TCC.pdfTCC339,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
AlanaStephanneAraújoLima_Termo.pdfTermo284,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons