Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26328
Tipo: | Dissertação |
Título: | A construção da identidade musical dos músicos populares autodidatas de Varjota-CE a partir do processo migratório iniciado na década de 1950 |
Autor(es): | Chaves, Erasmo Júnior de Melo |
Primeiro Orientador: | Messina, Marcello |
Resumo: | A identidade cultural de um sujeito é uma construção socio-histórica complexa que envolve diversos aspectos, como por exemplo: relações interpessoais, territorialidade, memória, discurso, experiências coletivas, manifestações artísticas, entre outros. A presente pesquisa tem como objetivo compreender o processo de construção da identidade musical dos músicos populares autodidatas de Varjota-CE através da análise dos relatos de experiências. A metodologia utilizada foi o estudo de casos múltiplos, de natureza básica, abordagem qualitativa, objetivo explicativo e elaborado através dos procedimentos técnicos da pesquisa bibliográfica interdisciplinar e da pesquisa de campo, tendo como referencial teórico-analítico os Estudos Culturais sobre identidade e deslocamento humano, assim como, elementos da Análise do Discurso (AD) como método de análise dos relatos orais. A partir da análise dos resultados do estudo de casos, constatamos que os músicos de Varjota tiveram suas trajetórias pessoais marcadas pelo processo migratório, o que provocou também mudanças socioculturais significativas, devido ao contato com outros imigrantes e com moradores locais. Portanto, as relações estabelecidas através do contato com outros sujeitos se deram por meio das experiências musicais coletivas no âmbito social, o que contribuiu para a construção da identidade musical dos músicos locais. |
Abstract: | The cultural identity of a subject is a complex socio-historical construction that involves several aspects, such as: interpersonal relationships, territoriality, memory, discourse, collective experiences, artistic manifestations, among others. This research aims to understand the process of building the musical identity of self-taught popular musicians from Varjota-CE through the analysis of experience reports. The methodology used was the study of multiple cases, of a basic nature, qualitative approach, explanatory objective and elaborated through the technical procedures of interdisciplinary bibliographical research and field research, having as theoretical and analytical reference the Cultural Studies on identity and human displacement, as well as elements of Discourse Analysis (DA) as a method of analyzing oral reports. From the analysis of the results of the case studies, we found that the musicians from Varjota had their personal trajectories marked by the migratory process, which also caused significant sociocultural changes, due to the contact with other immigrants and with local residents. Therefore, the relationships established through contact with other subjects took place through collective musical experiences in the social sphere, which contributed to the construction of the musical identity of local musicians. |
Palavras-chave: | Música Popular - Identidade musical Músicos - Varjota-CE Músicos autodidatas Popular Music - Musical Identity Musicians - Varjota-CE Self-taught Musicians |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Música |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Música |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26328 |
Data do documento: | 17-Out-2022 |
Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ErasmoJuniorDeMeloChaves_Dissert.pdf | 2,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons