Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2640
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Miranda, Lúcia de Fátima de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-24T14:52:13Z | - |
dc.date.available | 2017-06-20 | - |
dc.date.available | 2017-10-24T14:52:13Z | - |
dc.date.issued | 2017-06-14 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2640 | - |
dc.description.abstract | Não existe abstract | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-10-24T14:52:13Z No. of bitstreams: 1 LFLM20062017.pdf: 1171990 bytes, checksum: c5e5f3f5e8e693c8d6ad43190a7b294f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-10-24T14:52:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LFLM20062017.pdf: 1171990 bytes, checksum: c5e5f3f5e8e693c8d6ad43190a7b294f (MD5) Previous issue date: 2017-06-14 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Masculinidade | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | Atuação de homens na educação infantil: um olhar sobre as perspectivas e desafios dos graduandos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Jeane Félix da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7927273805588210 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6303738632950566 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso é resultado da pesquisa orientada na direção compreender, sob a perspectiva de gênero, com foco nas masculinidades, o que os estudantes homens concluintes do curso de Pedagogia, período 2016.2, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), pensam sobre a atuação de homens na educação infantil. Assim, os objetivos específicos são: a) Investigar as percepções de homens concluintes do Curso de Pedagogia da UFPB sobre a atuação de professores homens na Educação Infantil; b) Compreender, a partir das falas dos entrevistados, suas experiências de formação, especialmente no estágio obrigatório curricular da Educação Infantil, e como o ambiente escolar recebe professores homens nesta modalidade de ensino. Os autores e autoras que fundamentam a presente pesquisa tratam sobre gênero, masculinidades e educação infantil, dentre eles estão: Carvalho (2010), Alves (2011), Vianna (2013), Kuhlmann (2000), Louro (1997) Felipe (2007) e Seffner (2003). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de entrevista estruturada com dois alunos concluintes do Curso de Pedagogia, período 2016.2. Os resultados apontam, para o preconceito com a atuação de homens na educação infantil, o que afasta os pedagogos dessa modalidade da educação básica, o que demanda investimentos na mudança da cultura institucional que posiciona apenas as mulheres como responsáveis pela educação das crianças. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LFLM20062017.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.