Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2640
Tipo: TCC
Título: Atuação de homens na educação infantil: um olhar sobre as perspectivas e desafios dos graduandos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba
Autor(es): Miranda, Lúcia de Fátima de Lima
Primeiro Orientador: Silva, Jeane Félix da
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso é resultado da pesquisa orientada na direção compreender, sob a perspectiva de gênero, com foco nas masculinidades, o que os estudantes homens concluintes do curso de Pedagogia, período 2016.2, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), pensam sobre a atuação de homens na educação infantil. Assim, os objetivos específicos são: a) Investigar as percepções de homens concluintes do Curso de Pedagogia da UFPB sobre a atuação de professores homens na Educação Infantil; b) Compreender, a partir das falas dos entrevistados, suas experiências de formação, especialmente no estágio obrigatório curricular da Educação Infantil, e como o ambiente escolar recebe professores homens nesta modalidade de ensino. Os autores e autoras que fundamentam a presente pesquisa tratam sobre gênero, masculinidades e educação infantil, dentre eles estão: Carvalho (2010), Alves (2011), Vianna (2013), Kuhlmann (2000), Louro (1997) Felipe (2007) e Seffner (2003). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de entrevista estruturada com dois alunos concluintes do Curso de Pedagogia, período 2016.2. Os resultados apontam, para o preconceito com a atuação de homens na educação infantil, o que afasta os pedagogos dessa modalidade da educação básica, o que demanda investimentos na mudança da cultura institucional que posiciona apenas as mulheres como responsáveis pela educação das crianças.
Abstract: Não existe abstract
Palavras-chave: Gênero
Masculinidade
Educação infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2640
Data do documento: 14-Jun-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LFLM20062017.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.