Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26522
Tipo: TCC
Título: BANANEIRASONLINE.COM.BR: NARRATIVAS DE UM BLOGUEIRO E AS DESCOBERTAS EM EDUCAÇÃO E PESQUISA
Autor(es): SANTOS FILHO, JOSÉ LUIZ DOS
Primeiro Orientador: Barbosa, Rita Cristiana
Resumo: Este trabalho visa demonstrar a importância do blog/site Bananeirasonline.com.br, sua influência e sua contribuição para a sociedade, através de relato de experiência sobre criação e manutenção do blog/site supracitado, considerando as suas amplas possibilidades de educação não escolar, como instrumento de socialização através de compartilhamento de notícias, troca de conhecimentos e valorização da informação. Para a fundamentação deste trabalho foram utilizados vários autores que discutem a tecnologia, a internet e o blog como uma rede social digital, como LÉVY (1993),GILLERAN (2006), SANCHO (2007), MORAN (1995). A investigação é de caráter qualitativo e se respalda nas observações e características da pesquisa autobiográfica. Os resultados apontam para as experiências e vivências de um blogueiro, com relatos voltado para a sua história e a do blog Bananeiras Online e uma análise sobre o que se aprende e o que se ensina como blogueiro. Conclui-se que o trabalho realizado pelo Bananeiras Online vem crescendo exponencialmente, não somente por levar a informação, mas, principalmente, por possibilitar a discussão democrática entre seus leitores, atuando como uma revista eletrônica diária, com notícias sempre atualizadas e diversificadas e que esse artefato pode contribuir, também, para a educação escolar.
Abstract: This work aims to demonstrate the importance of the blog/site Bananeirasonline.com.br, its influence and contribution to society, through an account of experience on creating and maintaining the blog/site above mentioned, considering their wide possibilities of non-school education, as an instrument of socialization through the sharing of news, exchange of knowledge and valuation on information. For the reasoning of this work were used several authors that discuss the technology, the Internet and the blog as a digital social network, as LÉVY (1993), GILLERAN (2006), SANCHO (2007), MORAN (1995). The investigation is of a qualitative nature and is supported by the observations and characteristics of the autobiographical research. The results point to the experiences of a blogger, with stories related to his history and the blog Bananeiras Online and an analysis of what is learned and what is taught as a blogger. It is concluded that the work carried out by Bananeiras Online has been growing exponentially, not only for carrying information, but mainly for enabling democratic discussion among its readers, acting as a daily electronic magazine, with constantly update and diversified news and that this artifact can also contribute to school education.
Palavras-chave: Educação
Tecnologias da Informação e Comunicação
Blog
Pesquisa autobiográfica
Education
Information and Communication Technologies
Blog
Autobiographical research
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26522
Data do documento: 9-Dez-2015
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCHSA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoséLuizdosSantosFilho_Monog.pdf2,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons