Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26522
Tipo: | TCC |
Título: | BANANEIRASONLINE.COM.BR: NARRATIVAS DE UM BLOGUEIRO E AS DESCOBERTAS EM EDUCAÇÃO E PESQUISA |
Autor(es): | SANTOS FILHO, JOSÉ LUIZ DOS |
Primeiro Orientador: | Barbosa, Rita Cristiana |
Resumo: | Este trabalho visa demonstrar a importância do blog/site Bananeirasonline.com.br, sua influência e sua contribuição para a sociedade, através de relato de experiência sobre criação e manutenção do blog/site supracitado, considerando as suas amplas possibilidades de educação não escolar, como instrumento de socialização através de compartilhamento de notícias, troca de conhecimentos e valorização da informação. Para a fundamentação deste trabalho foram utilizados vários autores que discutem a tecnologia, a internet e o blog como uma rede social digital, como LÉVY (1993),GILLERAN (2006), SANCHO (2007), MORAN (1995). A investigação é de caráter qualitativo e se respalda nas observações e características da pesquisa autobiográfica. Os resultados apontam para as experiências e vivências de um blogueiro, com relatos voltado para a sua história e a do blog Bananeiras Online e uma análise sobre o que se aprende e o que se ensina como blogueiro. Conclui-se que o trabalho realizado pelo Bananeiras Online vem crescendo exponencialmente, não somente por levar a informação, mas, principalmente, por possibilitar a discussão democrática entre seus leitores, atuando como uma revista eletrônica diária, com notícias sempre atualizadas e diversificadas e que esse artefato pode contribuir, também, para a educação escolar. |
Abstract: | This work aims to demonstrate the importance of the blog/site Bananeirasonline.com.br, its influence and contribution to society, through an account of experience on creating and maintaining the blog/site above mentioned, considering their wide possibilities of non-school education, as an instrument of socialization through the sharing of news, exchange of knowledge and valuation on information. For the reasoning of this work were used several authors that discuss the technology, the Internet and the blog as a digital social network, as LÉVY (1993), GILLERAN (2006), SANCHO (2007), MORAN (1995). The investigation is of a qualitative nature and is supported by the observations and characteristics of the autobiographical research. The results point to the experiences of a blogger, with stories related to his history and the blog Bananeiras Online and an analysis of what is learned and what is taught as a blogger. It is concluded that the work carried out by Bananeiras Online has been growing exponentially, not only for carrying information, but mainly for enabling democratic discussion among its readers, acting as a daily electronic magazine, with constantly update and diversified news and that this artifact can also contribute to school education. |
Palavras-chave: | Educação Tecnologias da Informação e Comunicação Blog Pesquisa autobiográfica Education Information and Communication Technologies Blog Autobiographical research |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26522 |
Data do documento: | 9-Dez-2015 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - CCHSA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JoséLuizdosSantosFilho_Monog.pdf | 2,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons