Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26653
Tipo: | TCC |
Título: | Investigações sobre a matemática presente na profissão de pedreiro |
Autor(es): | Brito, Adelson Vieira de |
Primeiro Orientador: | Dias, Graciana Ferreira |
Resumo: | Os conhecimentos matemáticos estão presentes desde os primórdios da humanidade, muitos conhecimentos foram desenvolvidos a partir de experiências diante da necessidade de perpetuar habilidades para resolução de problemas e evolução da sociedade. A etnomatemática surgiu com intuito de estudar as diferenças culturais no ambiente da educação matemática acerca do conjunto de conhecimentos transmitidos por diferentes grupos e indivíduos, como é o caso da profissão de pedreiro. O presente trabalho teve como objetivo Investigar a matemática aplicada por trás da profissão de pedreiro tendo como foco conhecimentos acerca de cálculo de área, volume, razão, proporção, ângulos e uso da Geometria para relacionar com as habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular. Para tal finalidade, buscouse identificar os métodos utilizados por tais profissionais e avaliar os conhecimentos utilizados buscando associar tais atividades às habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa, a partir da realização de entrevistas semiestruturadas em uma pesquisa de campo, na qual perguntas abertas foram realizadas aos participantes na forma de uma conversa informal buscando a possibilidade de os mesmos discorrerem sobre as experiências, a partir disso, foi montada uma rede interpretativa visando correlacionar as respostas aos objetivos dessa pesquisa. Ambos os profissionais que participaram do presente estudo cursaram o Ensino Fundamental, contudo, os conhecimentos apresentados associados à matemática foram aperfeiçoados a partir de vivências com familiares com quem aprenderam a profissão. As técnicas utilizadas para cálculos de área, volume, razão e proporção mostraram-se presentes para ambos os profissionais nas construções em que o estudo de campo foi realizado. Foram observados habilidades associadas à medição de ângulos, teorema de Pitágoras e Geometria, os pedreiros, portanto, são capazes de aplicar tais conhecimentos de forma prática e simples, demonstrando habilidades desde operações básicas para preparação de argamassa, até na construção do alicerce ao telhado e levantamento de paredes onde teoremas são aplicados de forma empírica. Nesta perspectiva, foi possível observar a importância da Etnomatemática a profissão de pedreiro, ressaltando sua importância, em que os profissionais foram capazes de aplicar diferentes conhecimentos adquiridos a partir de suas vivências culturais e profissionais, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade na qual a matemática surge, embutida em diferentes atividades, sendo possível promover uma reflexão crítica acerca da profissão e conhecimentos utilizados. |
Abstract: | Mathematical knowledge has been present since the dawn of mankind, and much knowledge has been developed from experiences in response to the need to perpetuate problem-solving skills and the evolution of society. In view of this, ethnomathematics arose with the purpose of studying the cultural differences in the environment of mathematics education concerning the body of knowledge transmitted by different groups and individuals, as is the case of the masonry profession. The present work aimed to investigate the applied mathematics behind the profession of mason, focusing on knowledge about calculating area, volume, ratio, proportion, angles and the use of Geometry to relate to the skills proposed by the National Common Curricular Base. To this end, we sought to identify the methods used by these professionals and evaluate the knowledge used seeking to associate these activities with the skills proposed by the Common National Curricular Base - BNCC. For this, a qualitative research was conducted, based on semi-structured interviews in a field research, in which open questions were asked to the participants in the form of an informal conversation seeking the possibility for them to talk about the experiences, from this, an interpretative network was assembled aiming to correlate the answers to the objectives of this research. Both professionals who participated in this study attended elementary school, however, the knowledge associated with mathematics was improved through experiences with family members from whom they learned the profession. The techniques used for area, volume, ratio, and proportion calculations were present for both professionals in the constructions where the field study was carried out. Skills associated with measuring angles, the Pythagorean theorem, and geometry were observed. The masons, therefore, are capable of applying this knowledge in a practical and simple way, demonstrating abilities from basic operations for preparing mortar, to building from the foundation to the roof and raising walls where theorems are applied empirically. From this perspective, it was possible to observe the importance of ethnomathematics to the masonry profession, highlighting its importance, in which the professionals were able to apply different knowledge acquired from their cultural and professional experiences, contributing to the development of the society in which mathematics appears, embedded in different activities, being possible to promote a critical reflection about the profession and the knowledge used. |
Palavras-chave: | Conhecimentos matemáticos Pedreiros Educação Matemática Matemática prática mathematical knowledge bricklayers Mathematics Education Practical mathematics |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Citação: | BRITO, Adelson Vieira de. Investigações sobre a matemática presente na profissão de pedreiro. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Centro de Ciências Aplicadas e Educação, Universidade Federal da Paraíba, Rio Tinto, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26653 |
Data do documento: | 1-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Adelson Ferreira de Brito. Monografia. Matemática. UFPB. RT 2022T.pdf | 818,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons