Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26896
Tipo: TCC
Título: A contação de história na educação infantil
Autor(es): Rodrigues, Maria Helena Vieira
Primeiro Orientador: Lima, Ivana Maria Medeiros de
Resumo: Este trabalho enfoca a contação de história na educação infantil, compreendendo que esta prática nesta modalidade de ensino é uma forma de ampliar os conhecimentos em busca de melhores ações educativas com as crianças, visto que a contação de história na infância poderá proporcionar a criança oportunidades de desenvolver outras habilidades contextualizadas com a história ouvida. A criança poderá; criar, se expressar, dramatizar, vivenciar de forma imaginária as ações dos personagens das histórias contadas e relacionar as ações dos personagens com os fatos reais do seu cotidiano, como forma de expressar, construir e aprender novos conhecimentos de forma coletiva. O trabalho está dividido em seis capítulos os quais abordam o conceito de infância e o surgimento da contação de história, a importância dessa prática na educação infantil, e na aprendizagem significativa dessa modalidade de ensino, e a forma com se dá essa prática na escola e na sala de aula, como também a forma do educador mediar essa ação. A metodologia adotada nessa pesquisa é bibliográfica a luz dos autores: Silva; Hermida e Calàbria, (2009), Severino (2007), Santos (2005), Barbosa; Santos (2009), Sisto (2005), Nascimento (2007), Otte E Kosàcs (2013), Costa; Chaves; Teixeira (2012), Silva (2008), Silveira (2012) Gotlib (2006), entre outros.
Abstract: This work focuses on storytelling in Early Childhood Education , Understanding that practice this type of education is a way to expand knowledge in search of better educational activities with young children , as the storytelling in childhood can provide children with opportunities to develop other skills in context with the story heard. The child may: create , express themselves , dramatizing , experience of imaginary shape the actions of the characters of the stories and relate the actions of the characters with the real facts of everyday life as a way to express themselves, build and learn new knowledge collectively. The work is divided into six chapters which dealt with the concept of childhood and the emergence of storytelling , the importance of this practice in early childhood education , and learning siginificativa this type of teaching , and the way it gives the practice in the school and in the classroom class , also with the way the average educator this action. The methodology adopted in this research is light literature of authors : Silva ; Hermida and Calàbria, (2009) , Severino (2007) , Santos (2005), Barbosa, Santos (2009 ) , Sisto (2005) Birth (2007) , And Kosàcs Otte (2013), Costa, Keys, Teixeira (2012), Bueno e Oliveira (2011), Silveira (2012) Gotlib (2006), among others.
Palavras-chave: Contação de história
Educação infantil
Aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26896
Data do documento: 26-Dez-2013
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MHVR04042014.pdf603,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons