Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26896
Tipo: | TCC |
Título: | A contação de história na educação infantil |
Autor(es): | Rodrigues, Maria Helena Vieira |
Primeiro Orientador: | Lima, Ivana Maria Medeiros de |
Resumo: | Este trabalho enfoca a contação de história na educação infantil, compreendendo que esta prática nesta modalidade de ensino é uma forma de ampliar os conhecimentos em busca de melhores ações educativas com as crianças, visto que a contação de história na infância poderá proporcionar a criança oportunidades de desenvolver outras habilidades contextualizadas com a história ouvida. A criança poderá; criar, se expressar, dramatizar, vivenciar de forma imaginária as ações dos personagens das histórias contadas e relacionar as ações dos personagens com os fatos reais do seu cotidiano, como forma de expressar, construir e aprender novos conhecimentos de forma coletiva. O trabalho está dividido em seis capítulos os quais abordam o conceito de infância e o surgimento da contação de história, a importância dessa prática na educação infantil, e na aprendizagem significativa dessa modalidade de ensino, e a forma com se dá essa prática na escola e na sala de aula, como também a forma do educador mediar essa ação. A metodologia adotada nessa pesquisa é bibliográfica a luz dos autores: Silva; Hermida e Calàbria, (2009), Severino (2007), Santos (2005), Barbosa; Santos (2009), Sisto (2005), Nascimento (2007), Otte E Kosàcs (2013), Costa; Chaves; Teixeira (2012), Silva (2008), Silveira (2012) Gotlib (2006), entre outros. |
Abstract: | This work focuses on storytelling in Early Childhood Education , Understanding that practice this type of education is a way to expand knowledge in search of better educational activities with young children , as the storytelling in childhood can provide children with opportunities to develop other skills in context with the story heard. The child may: create , express themselves , dramatizing , experience of imaginary shape the actions of the characters of the stories and relate the actions of the characters with the real facts of everyday life as a way to express themselves, build and learn new knowledge collectively. The work is divided into six chapters which dealt with the concept of childhood and the emergence of storytelling , the importance of this practice in early childhood education , and learning siginificativa this type of teaching , and the way it gives the practice in the school and in the classroom class , also with the way the average educator this action. The methodology adopted in this research is light literature of authors : Silva ; Hermida and Calàbria, (2009) , Severino (2007) , Santos (2005), Barbosa, Santos (2009 ) , Sisto (2005) Birth (2007) , And Kosàcs Otte (2013), Costa, Keys, Teixeira (2012), Bueno e Oliveira (2011), Silveira (2012) Gotlib (2006), among others. |
Palavras-chave: | Contação de história Educação infantil Aprendizagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26896 |
Data do documento: | 26-Dez-2013 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MHVR04042014.pdf | 603,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons