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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27069
Tipo: | Dissertação |
Título: | “Uma história de si para melhor se compreender”: análise de relatos autobiográficos de professores de línguas estrangeiras como um modelo de integração formativa |
Autor(es): | Nascimento, Isabela Nogueira |
Primeiro Orientador: | Escarpinete, Mariana Lins |
Resumo: | Hoje são diversos os estudos sobre identidades na área de Linguística Aplicada e, especificamente, de ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira – LE. Esse último é parte integrante de amplo decurso de redefinição de identidades (RAJAGOPALAN, 2003). Nesse sentido, este trabalho visa investigar a reflexão sobre o fazer docente de professores de línguas estrangeiras (inglês e espanhol), a partir de relatos autobiográficos elaborados por eles, por consistir em prática discursiva importante no curso de formação de professores. Assim, a finalidade desta pesquisa é legitimar a prática da autoavaliação, de modo integrado, como forma de delinear a identidade do professor. Para isso, nos sustentamos nas discussões a respeito do ensino de Língua Estrangeira na Educação Básica, fundamentando-se principalmente na Lei de Diretrizes e Bases 4.024 (1961), na formação docente, alicerçados às concepções de Lima, Gomes (2002) e Medrado (2011), bem como na construção da identidade do educador, com base em Rajagopalan (2003); no agir docente (TARDIFF; LESSARD, 2009) e nos relatos autobiográficos como instrumento de comunicação à luz de Bakhtin (2003) e Signorini (2006). Para tal propósito, nosso corpus foi coletado através de um questionário disponibilizado por meio de formulários Google, visando a construção dos relatos autobiográficos durante o contexto pandêmico que impossibilitou quaisquer ações presenciais de realização. Com isso, as análises qualitativas exploratórias dos quatro dados evidenciaram as seguintes representações nos relatos autobiográficos dos professores: o processo contínuo de redefinição de identidades, as concepções de língua/linguagem, o objetivo de aprender uma língua estrangeira, o professor no processo de ensino-aprendizagem e a apropriação da LE. |
Abstract: | No abstract. RESUMEN. Hoy en día, existen varios estudios sobre identidades en el área de Lingüística Aplicada y, específicamente, en la enseñanza y aprendizaje de una Lengua Extranjera – LE. Este último es parte integral de un amplio proceso de redefinición identitaria (RAJAGOPALAN, 2003). En ese sentido, este trabajo tiene como objetivo indagar la reflexión sobre la práctica docente de profesores de lenguas extranjeras (inglés y español), a partir de relatos autobiográficos elaborados por ellos, por constituir una importante práctica discursiva en el curso de formación docente. Así, el propósito de esta investigación es legitimar la práctica de la autoevaluación, de forma integrada, como forma de perfilar la identidad del docente. Para ello, nos apoyamos en las discusiones sobre la enseñanza de una lengua extranjera en la Educación Básica, fundamentadas principalmente en la Ley de Directrices y Bases 4.024 (1961), sobre la formación docente, a partir de los conceptos de Lima, Gomes (2002) y Medrado ( 2011), así como en la construcción de la identidad del educador, a partir de Rajagopalan (2003); en la docencia (TARDIFF; LESSARD, 2009) y en los informes autobiográficos como herramienta de comunicación a la luz de Bakhtin (2003) y Signorini (2006). Para ello, nuestro corpus fue recolectado a través de un cuestionario disponible a través de formularios de Google, con el objetivo de construir relatos autobiográficos durante el contexto de la pandemia que imposibilitó cualquier acción presencial. Con eso, los análisis cualitativos exploratorios de los cuatro datos evidenciaron las siguientes representaciones en los relatos autobiográficos de los profesores: el proceso continuo de redefinición de identidades, las concepciones de lengua/lengua, el objetivo de aprender una lengua extranjera, el profesor en el enseñanza-aprendizaje y apropiación de la LE. |
Palavras-chave: | Língua estrangeira - Professores Professores - Relatos autobiográficos Linguística aplicada Foreign language - Teachers Teachers - Autobiographical reports Applied Linguistics Lengua extranjera |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Linguística e ensino |
Programa: | Mestrado Profissional em Linguística |
Tipo de Acesso: | Acesso embargado Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27069 |
Data do documento: | 4-Nov-2022 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística |
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