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metadata.dc.type: TCC
Title: Vandalismo na escola e atitudes frente à aprendizagem
metadata.dc.creator: Nunes, Jéssyca Cristina Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Pessoa, Viviany Silva Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Fonseca, Patrícia Nunes da
metadata.dc.description.resumo: As ações de vandalismo vem se tornando cada vez mais frequentes nas escolas do Brasil. Mas, até que ponto tais ações estão associadas ao processo de aprendizagem dos adolescentes? Diante disso, o presente estudo teve o objetivo de verificar a correlação entre o vandalismo na escola e as atitudes frente à aprendizagem. De forma específica buscou-se analisar a relação entre vandalismo e a dimensão negativa frente à aprendizagem, e avaliar a percepção dos estudantes frente à prática de vandalismo. Para tanto, contou-se com a participação de 200 adolescentes das escolas públicas do município de João Pessoa - PB, com média de idade de 14,1 (DP = 1,43), sendo 51,7% do sexo feminino. Estes responderam à Escala de Condutas Antissociais, escala de Atitudes Frente à Aprendizagem, além de questões sociodemográficas. Os resultados revelaram que as ações de vandalismo se correlacionam positivamente e significativamente com a dimensão negativa frente à aprendizagem (r = 0,24; p < 0,01) e negativamente e significativamente com os fatores expectativa (r = - 0,15; p < 0,05) e abertura (r = - 0,28; p <0,01). Conclui-se que adolescentes que possuem uma indisposição e rejeição frente à aprendizagem tendem a ter uma maior frequência de ações de vandalismo, enquanto que os participantes com maior abertura e expectativa frente à aprendizagem tendem a apresentar uma menor frequência de ações de vandalismo no contexto escolar. As discussões apontam para possíveis repercussões desses resultados para o processo de aprendizagem e para o papel da Psicopedagogia frente a este debate.
Abstract: Acts of vandalism have increasingly become frequent in schools from Brazil. However, to what extent do such actions influence on the teenagers' learning process? Therefore, this study aimed to verify the correlation between school vandalism and attitudes toward learning. Specifically, we aimed to analyze the relationship between vandalism and the negative dimension in relation to learning, and to evaluate students' perception of vandalism. A total of 200 teenagers from public schools in the city of João Pessoa - PB with mean age of 14.1 (SD = 1.43) years old, which 51.7% were female and 48, 3% were male, participated in this research study. They answered the Social Conduct Scale, the Questionnaire of Attitudes Toward School as well as sociodemographic questions. The results showed that school vandalism acts were positively correlated to the negative dimension towards learning (r = 0.24, p <0.01), negatively correlated to the expectation factors (r = -0.15; p <0.05) and openness (r = - 0.28, p <0.01) with statistical significance in all of them. It is concluded that teenagers who have aversion and rejection towards learning tend to have a greater frequency of vandalism acts, whereas those participants with greater openness and expectations towards learning tend to present a lower frequency of school vandalism acts. Discussions point to possible repercussions of these results on the learning process and on the role of Educational Psychology in the wake of this debate.
Keywords: Vandalismo
Aprendizagem
Psicopedagogia
Vandalism
Learning
Educational psychology
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2716
Issue Date: 24-Nov-2016
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

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