Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27209
Tipo: | TCC |
Título: | Da educação de jovens e adultos ao curso de licenciatura em pedagogia: trajetórias formativas em análise |
Autor(es): | Santos, Denyse Ferreira dos |
Primeiro Orientador: | Furtado, Quézia Vila Flor |
Resumo: | A Educação de Jovens e Adultos abrange um público diversificado, que se encontra nessa modalidade com diferentes objetivos, entre eles, o ingresso no Ensino Superior, o que nos direciona analisar e discutir sobre a trajetória desses estudantes no curso de Pedagogia, da Universidade Federal da Paraíba, campus João Pessoa. Dessa forma, este Trabalho de Conclusão de Curso, sob forma de monografia, tem como objetivo geral analisar o processo de inserção dos estudantes advindos da EJA no Ensino Superior, como também especificamente tencionamos: caracterizar os sujeitos da EJA compreendendo a sua trajetória escolar, identificar os aspectos que contribuíram para o acesso dos estudantes da EJA na universidade, verificar os desafios de permanência no Ensino Superior e refletir sobre o papel da universidade no acolhimento desses sujeitos. A abordagem qualitativa foi a escolhida para o processo metodológico deste trabalho, sendo utilizado como procedimento a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, a bibliográfica com base em autores como Arroyo (2017), Freire (2000, 2013), Reis e Muniz (2021), entre outros, e a pesquisa de campo através da coleta de dados que foi realizada a partir de entrevistas sob a técnica áudio-gravação com 4 (quatro) estudantes de Pedagogia e 1 (um) Egresso, todos advindos da Educação de Jovens e Adultos para o Ensino Superior, especificamente no curso de Pedagogia. Como resultado, é possível destacar que os estudantes advindos da EJA possuem uma trajetória escolar muito desafiadora, ainda na Educação Básica precisam conciliar os estudos com trabalho e família. Os entrevistados destacam a importância da escola quando se refere a motivação de buscar o Ensino Superior, além disso a pesquisa mostrou que esses estudantes quando chegam na universidade encontram diferentes desafios que dificultam sua permanência. Muitas dessas dificuldades estão relacionadas tanto à conciliação das diferentes áreas da vida com os estudos, como também se deparam com problemas no desenvolvimento acadêmico. Nesse sentido, o acolhimento por parte da universidade para esses sujeitos ainda não é satisfatório, tendo em vista que a forma que o Ensino Superior está organizado não contempla os estudantes advindos de outras modalidades, como a EJA. |
Abstract: | Youth and Adult Education covers a diverse audience, which is in this modality with different objectives, among them, the entry into Higher Education, which directs us to analyze and discuss the trajectory of these students in the Pedagogy course at the Federal University of Paraíba, campus João Pessoa. Thus, this Course Completion Work, in the form of a monograph, has the general objective of analyzing the process of insertion of students from EJA in Higher Education, as we also specifically intend to: characterize the subjects of EJA, understanding their school trajectory, identify the aspects that contributed to the access of EJA students to the university, to verify the challenges of permanence in Higher Education and to reflect on the role of the university in welcoming these subjects. The qualitative approach was chosen for the methodological process of this work, being used as a procedure the bibliographical research and the field research, the bibliographical one based on authors such as Arroyo (2017), Freire (2000, 2013), Reis and Muniz (2021 ), among others, and field research through data collection that was carried out from interviews under the audiorecording technique with 4 (four) students of Pedagogy and 1 (one) Egress, all coming from the Education of Young People and Adults for Higher Education, specifically in the Pedagogy course. As a result, it is possible to highlight that students coming from EJA have a very challenging school trajectory, even in Basic Education they need to reconcile studies with work and family. The interviewees highlight the importance of the school when referring to the motivation to seek Higher Education, in addition to this, the research showed that these students, when they arrive at the university, face different challenges that make their permanence difficult. Many of these difficulties are related both to reconciling different areas of life with studies, as well as problems in academic development. In this sense, the reception by the university for these subjects is still not satisfactory, considering that the way in which Higher Education is organized does not contemplate students from other modalities, such as EJA. |
Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Acesso e permanência Ensino superior |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27209 |
Data do documento: | 12-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DFS19062023.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons