Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27210
Tipo: TCC
Título: A contribuição dos núcleos de acessibilidade no processo de inclusão de estudantes com deficiência visual na UFAC e na UFPB
Autor(es): Lima, Daiana Oliveira de Mesquita
Primeiro Orientador: Farias, Adenize Queiroz de
Resumo: Esta pesquisa tem como proposta a realização de um estudo comparativo acerca das condições de acessibilidade ofertadas pelo Núcleos de Acessibilidade da UFPB e da UFAC, no processo de inclusão de estudantes com deficiência visual. O objetivo do presente estudo, consiste em analisar os impactos das políticas de inclusão ofertadas pelos núcleos de acessibilidades da UFAC e da UFPB aos estudantes com deficiência visual. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa e cunho documental envolvendo os documentos institucionais, das universidades pesquisadas, relativos a inclusão de estudantes com deficiência. Os resultados da investigação indicam, o aumento significativo de matrículas de estudantes com deficiência visual, nos cursos de ensino superior das instituições investigadas, especialmente no Curso de Pedagogia. Além disso, é destacada a relevância do trabalho desenvolvido pelos núcleos de inclusão e acessibilidade, que exercem um papel importante para a permanência e participação destes estudantes. Com a realização deste Trabalho de Conclusão de Curso, esperamos evidenciar ações positivas no sentido de assegurar a inclusão e acessibilidade de estudantes com deficiência visual nos cursos de pedagogia. Dessa forma, esperamos contribuir para fortalecer as discussões na área de Educação Especial, compreendendo que mais que um trabalho acadêmico, esta é uma ação de responsabilidade social de grande relevância para nós futuros profissionais de educação que, na educação básica ou ensino superior, receberemos estudantes com deficiência.
Abstract: This research proposes to carry out a comparative study on the accessibility This research proposes to carry out a comparative study about the accessibility conditions offered by the UFPB and UFAC Accessibility Centers, in the process of inclusion of visually impaired students. The objective of the present study is to analyze the inclusion policies offered by the UFAC and UFPB accessibility centers for visually impaired students. For that, we carried out a qualitative and documental research involving the institutional documents, from the researched universities, related to the inclusion of students with disabilities. The results of the investigation show a significant increase in the enrollment of students with visual impairments in higher education courses at the investigated institutions, especially in the Pedagogy Course. In addition, monitoring of the work carried out by the inclusion and accessibility centers is highlighted, which play an important role in the permanence and participation of their students. With the completion of this Course Completion Work, we hope to highlight positive actions in order to ensure the inclusion and accessibility of students with visual impairment in pedagogy courses. In this way, we hope to contribute to strengthening discussions in the area of Special Education, understanding that more than an academic work, this is a social responsibility action of great conversion for us future education professionals who, in basic education or higher education, will receive students with disabilities.
Palavras-chave: Ensino superior
Núcleo de acessibilidade
Inclusão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27210
Data do documento: 7-Jun-2023
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOML19062023.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons