Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27211
Tipo: | TCC |
Título: | A afetividade na educação infantil e sua influência na aprendizagem das crianças |
Autor(es): | Alves, Karina de Moura |
Primeiro Orientador: | Amorim, Ana Luisa Nogueira de |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo analisar a compreensão das professoras sobre a afetividade na educação infantil. Para fundamentar a pesquisa em relação à afetividade, fizemos um estudo bibliográfico utilizando os autores, Souza e Soares (2019), Hillal (1985), Leite e Tagliaferro (2005), Wallon (2007), entre outros citados na fundamentação teórica deste trabalho. Foi realizado um estudo descritivo e de caráter qualitativo, a partir de uma pesquisa de campo realizada em escolas do campo localizadas na zona rural do município de Pombal-PB. Como instrumento para a coleta de dados, foi utilizado um questionário que abordou questões sobre a afetividade na educação infantil, e que foi respondido por professoras de escolas do campo da rede municipal. Com base nos dados coletados, o resultado reforça a importância das relações afetivas no âmbito educacional e se tornam o fio condutor para se alcançar o desenvolvimento integral das crianças, ressaltando que o estudo sobre afetividade vai além do processo de ensinoaprendizagem, pois todas as emoções e sentimentos são relevantes para que as práticas pedagógicas possam ser bem-sucedidas no ambiente educacional. |
Abstract: | This course completion work aimed to analyze the teachers' understanding of affectivity in early childhood education. To support the research in relation to affectivity, we carried out a bibliographical study using the authors, Souza and Soares (2019), Hillal (1985), Leite and Tagliaferro (2005), Wallon (2007), among others cited in the theoretical foundation of this work. A descriptive and qualitative study was carried out, based on field research carried out in rural schools located in the rural area of the municipality of Pombal-PB. As an instrument for data collection, a questionnaire was used that addressed questions about affectivity in early childhood education, and which was answered by teachers from rural schools in the municipal network. Based on the data collected, the result reinforces the importance of affective relationships in the educational field and become the guiding principle for achieving the integral development of children, emphasizing that the study of affectivity goes beyond the teaching-learning process, as all emotions and feelings are relevant for pedagogical practices to be successful in the educational environment. |
Palavras-chave: | Afetividade Educação infantil Relação professor/criança Aprendizagem Desenvolvimento infantil |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27211 |
Data do documento: | 6-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KMA19062023.pdf | 898,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons