Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27212
Tipo: | TCC |
Título: | Indisciplina escolar: causas e consequências na aprendizagem do/a aluno/a e enfrentamento em sala de aula |
Autor(es): | Nascimento, Solineide Maria do |
Primeiro Orientador: | Dantas, Taísa Caldas |
Resumo: | A indisciplina escolar tem sido um dos grandes problemas para o processo de aprendizagem, prejudicando não só o aluno indisciplinado, mas também colegas e professores. Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, tendo como o objetivo investigar as causas e consequências da indisciplina escolar e apontar meios de enfrentamento, na tentativa de diminuir a indisciplina e melhorar o processo de ensino aprendizagem. Foram realizadas pesquisas em bases de dados nas quais foram selecionados textos publicados entre o período de 2017 a 2023, de autores que já escreveram sobre a indisciplina escolar. A partir dos estudos e pesquisas realizadas, os resultados apontam que o caminho mais eficaz para o enfrentamento da indisciplina escolar é a construção de um currículo flexível a partir do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA); a parceria da família e escola; a importância do afeto; bem como a formação continuada de professores/as para lidar com a indisciplina em sala de aula. Dentre esses achados, conclui-se que o afeto é o fator mais importante no combate a indisciplina, pois ao pensar no aluno como alguém que precisa de apoio, família e escola poderão mudar suas formas de pensar e agir em prol de uma educação que não exclua o aluno indisciplinado, mas sim acolha esse aluno/a com afetividade. |
Abstract: | School indiscipline has been one of the major problems for the learning process, harming not only the undisciplined student, but also colleagues and teachers. This work is a bibliographical research with a qualitative approach, with the objective of investigating the causes and consequences of school indiscipline and pointing out means of coping, in an attempt to reduce indiscipline and improve the teaching-learning process. Research was carried out in databases in which texts written between 2017 and 2023 were selected, by authors who had already written about school indiscipline. From the studies and research carried out, the results point out that the most effective way to face school indiscipline is the construction of a flexible curriculum based on the Universal Design for Learning (DUA); the partnership between family and school; the importance of affection; as well as the continuing education of teachers to deal with indiscipline in the classroom. Among these findings, it is concluded that affection is the most important factor in combating indiscipline, because when thinking of the student as someone who needs support, family and school can change their ways of thinking and acting in favor of an education that does not exclude the undisciplined student, but welcome this student with affection. |
Palavras-chave: | Indisciplina Práticas pedagógicas Formação de professores Relação escola/família |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27212 |
Data do documento: | 12-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SMN20062023.pdf | 392,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons