Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2722
Tipo: | TCC |
Título: | Reflexões sobre o cuidar e o educar na educação infantil |
Autor(es): | Silva, Joelma Maria da |
Primeiro Orientador: | Barbosa, Rosemary Evaristo |
Resumo: | A presente monografia tem como objetivo discorrer a importância do cuidar e o educar na Educação Infantil e as ações pedagógicas que contribuam para interligarem ambos na construção da autonomia e do conhecimento das crianças. Diante disto, iremos abordar e compreender aprendizagem como um fator primordial no processo educativo, bem como a sua importância no que diz respeito ao ato de cuidar e educar, propondo uma rotina que contemple o desenvolvimento infantil. O estudo teve como suporte os pressupostos teóricos de autores cuja linha de pensamento se relaciona, em especial, com a educação infantil e o ato de cuidar e educar para o desenvolvimento pleno da criança no cotidiano dessas instituições, foco deste estudo. Os resultados evidenciam que a educação Infantil, apesar dos grandes avanços conquistados através de marcos legais e movimentos sociais, que reivindicaram uma educação de qualidade para as crianças como parte integrante da educação básica, garantindo o direito da criança como ser sócio histórico, não pode ser desvinculado do planejamento de uma rotina que ressalte as ações de cuidar e educar no dia-a-dia da criança, no processo de ensino-aprendizagem em creches e pré-escolas. |
Abstract: | This monograph aims to discuss the importance of care and education in early childhood education and pedagogical action that contribute to interconnect both in the construction of autonomy and knowledge of small. Given this, we discuss and understand learning as a primary factor in the educational process as well as its importance in relation to the act of caring for and educating, proposing a routine involving the development Children. The study was supported by the theoretical assumptions of authors whose line of thought relates in particular to the education and child care act and educate for the full development of the child in everyday Institutions Early Childhood Education, the focus of this study. The results show that education Infant despite great advances achieved through legal and social movements that demanded quality education for small as an integral part of basic education ensuring the child's right to be historical partner, can not be detached from planning a routine that highlights the actions of caring for and educating day-to-day life as a possibility for exploration and discovery of the universe child. |
Palavras-chave: | Educação infantil Ensino - aprendizagem Práticas pedagógicas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2722 |
Data do documento: | 23-Ago-2013 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JMS28092013.pdf | 335,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.