Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2723
metadata.dc.type: TCC
Title: A influência dos jogos e brincadeiras na aprendizagem escolar
metadata.dc.creator: Santos, Josilene Cardoso dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Barbosa, Rosemary Evaristo
metadata.dc.contributor.referee1: Aveiro, Jorge Fernando Hermida
metadata.dc.contributor.referee2: Capistrano, Roberto de Almeida
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo verificar a influência dos jogos e brincadeiras na aprendizagem escolar, sobretudo como os professores realizam atividades envolvendo jogos e brincadeiras na Escola Municipal Nazilda da Cunha Moura na cidade de Guarabira – PB. A pesquisa procurou compreender a relação entre o brincar e a aprendizagem. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo exploratória, a fim de coletar dados, utilizando o questionário e uma ficha de observação de sala de aula. Após a análise dos dados, os resultados da pesquisa nos mostraram que as atividades desenvolvidas pelas professoras contemplaram os jogos e brincadeiras e favoreceram a aprendizagem da criança; foi possível perceber que as professoras compreendiam a relação entre o brincar e a aprendizagem, como também em suas aulas procuraram retomar conteúdos já vivenciados através dos jogos e brincadeiras, de modo multidisciplinar. Sendo assim, pudemos confirmar que a ludicidade através dos jogos e brincadeiras faz parte das práticas pedagógicas e do universo da criança e contribuem significativamente para a sua aprendizagem.
Abstract: This study aims to determine the influence of games and play in school learning, particularly how teachers conduct activities involving fun and games at the Municipal School Nazilda da Cunha Moura in the city of Guarabira - PB. The research sought to understand the relationship between play and learning. Therefore, we conducted an exploratory field research in order to collect data, using the questionnaire and observation sheet classroom. After analyzing the data, the results of the research showed us that the activities contemplated by the teachers and play games and favored children's learning, it was possible to see that the teachers understand the relationship between play and learning, but also in their classes sought to resume content already experienced through games and play, so multidisciplinary. Thus, we could confirm that the playfulness through games and play is part of the pedagogical practices and the universe of the child and contribute significantly to their
Keywords: Jogos e Brincadeiras
Aprendizagem
Criança em idade pré-escolar
Ludicidade
Games and Play
Learning
Children in preschool
Playfulness. learning
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2723
Issue Date: 8-Aug-2013
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JCS09092013.pdf412,01 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.