Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2723
Tipo: TCC
Título: A influência dos jogos e brincadeiras na aprendizagem escolar
Autor(es): Santos, Josilene Cardoso dos
Primeiro Orientador: Barbosa, Rosemary Evaristo
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo verificar a influência dos jogos e brincadeiras na aprendizagem escolar, sobretudo como os professores realizam atividades envolvendo jogos e brincadeiras na Escola Municipal Nazilda da Cunha Moura na cidade de Guarabira – PB. A pesquisa procurou compreender a relação entre o brincar e a aprendizagem. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo exploratória, a fim de coletar dados, utilizando o questionário e uma ficha de observação de sala de aula. Após a análise dos dados, os resultados da pesquisa nos mostraram que as atividades desenvolvidas pelas professoras contemplaram os jogos e brincadeiras e favoreceram a aprendizagem da criança; foi possível perceber que as professoras compreendiam a relação entre o brincar e a aprendizagem, como também em suas aulas procuraram retomar conteúdos já vivenciados através dos jogos e brincadeiras, de modo multidisciplinar. Sendo assim, pudemos confirmar que a ludicidade através dos jogos e brincadeiras faz parte das práticas pedagógicas e do universo da criança e contribuem significativamente para a sua aprendizagem.
Abstract: This study aims to determine the influence of games and play in school learning, particularly how teachers conduct activities involving fun and games at the Municipal School Nazilda da Cunha Moura in the city of Guarabira - PB. The research sought to understand the relationship between play and learning. Therefore, we conducted an exploratory field research in order to collect data, using the questionnaire and observation sheet classroom. After analyzing the data, the results of the research showed us that the activities contemplated by the teachers and play games and favored children's learning, it was possible to see that the teachers understand the relationship between play and learning, but also in their classes sought to resume content already experienced through games and play, so multidisciplinary. Thus, we could confirm that the playfulness through games and play is part of the pedagogical practices and the universe of the child and contribute significantly to their
Palavras-chave: Lúdico - jogos e brincadeiras
Ensino - aprendizagem
Educação infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2723
Data do documento: 8-Ago-2013
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JCS09092013.pdf412,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.