Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2724
metadata.dc.type: TCC
Title: A linguagem musical na rotina do berçário: analisando vivências numa creche do município de Campina Grande- PB
metadata.dc.creator: Santos, Jane Cleide Cardozo dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Kiara Tatianny Santos da
metadata.dc.description.resumo: A Linguagem Musical que vem sobressaindo-se nos diversos aspectos do desenvolvimento infantil, aflorando a sensibilidade e despertando diferentes habilidades, desde a oralidade, a capacidade de interação, sua percepção social e, sobretudo, sua facilidade em compreender os temas abordados assimilando-os de maneira leve e serena, através da musicalização e suas melodias, transmitindo uma relação de afetividade. Contudo, a influência da música no berçário ultrapassa o simples ato de acalmar ou distrair bebês, mas, incita seus anseios e olhares diante das coisas que os cercam, e assim, contribuindo para o aperfeiçoamento da sensibilidade, beneficiando diversas aptidões que a criança possa desenvolver. Assim, sabendo da grande importância da linguagem musical para aquisição e aprimoramento do desenvolvimento da criança. Despertou-se o interesse em apreciar com um novo olhar, uma curiosa percepção acerca das relações abordadas através da musicalização. Por isso, realizamos uma pesquisa fundamentada em uma abordagem qualitativa, concretizada na Creche Municipal Galba Farias Pimentel, município de Campina Grande, turma do Berçário I e II, onde percebemos o grande interesse que os bebês têm por músicas, barulhos e sons. Foram realizadas observações no ambiente escolar, verificando sua rotina diária, a partir de situações vivenciadas no cotidiano da instituição, com a realização de conversas informais entre professores, alunos, pais e administração escolar com o propósito de identificar como são direcionadas as atividades de rotina do berçário. No entanto, constatamos a utilização de diferentes linguagens nas atividades pedagógicas, entre as quais, a apropriação da linguagem musical como norteadora das ações vivenciadas no espaço escolar.
Abstract: The Musical Language that is standing out in the various aspects of child development, emerging sensitivity and awakening different skills, from orality, the ability to interact, their perceived social and, above all, its easy to understand the topics covered assimilating them so mild and serene through musicalizacion and melodies, conveying a warm relationship. However, the influence of music in the nursery goes beyond the simple act of calming or distracting babies, but their desires and urges looks on the things that surround them, and thus contributing to the improvement of sensitivity, benefiting several skills that children can develop . Thus, knowing the importance of musical language for the acquisition and improvement of child development. Woke up the interest in enjoying with a new look, a curious perception of the relations addressed by musicalizacion. Therefore, we conducted a survey based on a qualitative approach, embodied in the Municipal Nursery Galba Farias Pimentel, Campina Grande, the Nursery class I and II, where we see the great interest that babies have for music, noises and sounds. Observations were made at school by checking your daily routine, from everyday situations experienced in the institution, with the holding of informal conversations between teachers, students, parents and school administration in order to identify how the activities are directed routine nursery. However, we note the use of different languages ​​in educational activities, including the appropriation of musical language as guiding the actions experienced in school.
Keywords: Linguagem musical
Educação infantil
Berçário - linguagem musical
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2724
Issue Date: 23-Aug-2013
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JCCS26092013.pdf3,47 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.