Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27284
Tipo: TCC
Título: Por uma educação patrimonial e antirracista: Quilombo Paratibe-PB
Autor(es): Coêlho, Hellen Rosy Bernardo Cândido
Primeiro Orientador: Miranda, Itacyara Viana
Resumo: O presente trabalho traz como recorte temático a comunidade remanescente do Quilombo Paratibe, localizada na grande João Pessoa, enquanto patrimônio histórico cultural. Com o objetivo de contribuir para a promoção de uma educação que transforma, buscamos, apresentar uma proposta de educação patrimonial e antirracista voltada para salas de aula de 5º ano, por meio de uma proposta de sequência didática. Conceitos como Patrimônio e memória se apresentam como fundamentais para a construção teórica. Ademais do debate em torno da Lei 10.639/03, que auxilia a pensar as interlocuções do processo de ensino aprendizagem e as relações étnico raciais, com vista a uma educação antirracista. Aprendemos, assim, ao tratar a história da África e dos afro-brasileiros como uma direção transversal e que, em se tratando da fase do Ensino Fundamental, deve ser levado em conta o universo da ludicidade para construção do conhecimento.O trabalho apresenta uma metodologia de revisão bibliográfica e espera contribuir para uma educação mais democrática e equânime.
Abstract: The present work brings as a thematic focus the remaining community of Quilombo Paratibe, located in greater João Pessoa, as a historical cultural heritage. With the aim of contributing to the promotion of an education that transforms, we seek to present a proposal for heritage and anti- racist education aimed at 5th grade classrooms, through a proposal for a didactic sequence. Concepts such as heritage and memory are presented as fundamental for the theoretical construction. In addition to the debate around Law 10.639/03, which helps to think about the interlocutions of the teaching-learning process and ethnic-racial relations, with a view to an anti- racist education. We learned, therefore, by treating the history of Africa and Afro-Brazilians as a transversal direction and that, in the case of Early Childhood Education, the universe of playfulness must be taken into account for the construction of knowledge. bibliographic review and hope to contribute to a more democratic and equitable education.
Palavras-chave: Quilombo Paratibe
Patrimônio histórico cultural
Educação antirracista
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27284
Data do documento: 7-Jun-2023
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HRBCC20062023.pdf929,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons